O MOVIMENTO LITERÁRIO CYBERPUNK: A ESTÉTICA DE UMA SOCIEDADE EM DECLÍNIO
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i36.155102Palavras-chave:
literatura fantástica, ficção científica, cyberpunkResumo
Este ensaio aborda o movimento literário cyberpunk. Propõe uma reflexão sobre o modo como os autores deste subgênero de ficção científica trataram esteticamente as expectativas de transformações sociais em face a emergência das novas tecnologias de comunicação na década de 1980. Busca-se identificar como o movimento sentiu e representou as questões e tensões sociais em relação a um futuro cada vez mais marcado por um imperativo tecnológico e pelo capitalismo contemporâneo. Parte-se da contextualização do objeto, para em seguida analisar as transformações de paradigmas ocorridas ao longo da existência do movimento literário até sua saturação e seu desdobramento na chamada literatura pós-cyberpunk.
Downloads
Referências
BETHKE, Bruce. Cyberpunk. Amazing Science Fiction Stories, v. 57, n. 4, Nov 1983. Disponível em < https://goo.gl/e6845e >. Acesso em 18 jan. 2019.
BREDEHOFT, Thomas. The Gibson Continuum: Cyberspace and Gibson's Mervyn Kihn Stories. Science Fiction Studies. v. 22, n. 2, pp. 252-263, 1995.
BRODERICK, Damien. Reading by Starlight: Postmodern Science Fiction. London: Routledge, 1995.
BUKATMAN, Scott. Terminal Identity. The virtual subject in post-modern science fiction. 4 ed. Durham: Duke Universtiy Press, 1998.
CHKLOVISKI, V. A arte como procedimento. In: TODOROV, T. (Org.) Teoria da Literatura. Formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971, p. 39-56.
CLUTE, John; NICHOLLS, Peter. Encyclopedia of Science Fiction. Londres: Orbit, 1993.
DELANY, Samuel. Silent Interviews on Language, Race, Sex, Science Fiction, and Some Comics: a Collection of Written Interviews. Hanover, NH e Londres: Wesleyan University Press, 1994.
DICK, Philip K. Minority Report - A nova lei. Rio de Janeiro: Record, 2002 (Original de 1956).
DOZOIS, Gardner. Science Fiction in the Eighties. Washington Post, 30 de dez de 1984. Disponível em < https://goo.gl/2bLvBY>. Acesso em: 18 jan 2019.
FREEDMAN, Carl. Critical Theory and Science Fiction. Middletown: Wesleyan University Press, 2000.
GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2016. 320p.
GIBSON, William. Count Zero. São Paulo: Aleph, 2017a. 312p.
GIBSON, William. Mona Lisa Overdrive. (eBook Kindle) São Paulo: Aleph, 2017b. 320p.
GROSSMAN, Lev; LACAYO, Richard. Neuromancer (1984). TIME Magazine All-Time 100 Novels. Time (October 16), 2005.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2004 (original de 1989).
HARAWAY, Donna J. Manifestly Haraway, University of Minnesota Press: ProQuest Ebook Central, 2016.
KLAPCSIK, Sandor. Liminality in Fantastic Fiction: A Poststructuralist Approach. Jefferson (North Caroline); London: McFarland & Company, 2012.
LEMOS, André. Ficção científica cyberpunk: o imaginário da cibercultura. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 9-16, 2004.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). Coleção TRANS. São Paulo: Ed. 34, 1999. (original de 1997).
LÖWY, Michael, SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995.
LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. (original de 1979)
MILLER, Henry. Pesadelo Refrigerado. São Paulo: Francis, 2006. (Original de 1945).
MORGAN, Richard. Carbono Alterado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
NEVINS, Jess. Introduction: The 19th-Century Roots of Steampunk In: VANDERMEER, Ann; VANDERMEER, Jeff. Steampunk. San Francisco: Tachyon Publications, 2008, p. 3-11.
PERSON, Lawrence. Notes Toward a Postcyberpunk Manifesto. Nova Express, v.4, n.4, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/hkxYZ3> . Acesso em: 19 fev 2019.
RABKIN, Eric. The fantastic in literature. New Jersey: Princetown University Press, 1976.
SANDNER, David. Fantastic Literature: A Critical Reader. Westport, Connecticut, London: PRAEGER, 2004.
SCALZI, John. Encarcerados. São Paulo: Editora Aleph, 2018. (eBook Kindle).
STEPHENSON, Neal. Snow Crash. São Paulo: Editora Aleph, 2015. (eBook Kindle)
SUVIN, Darko. Positions and Suppositions in Science Fiction. Londres: Macmillan, 1988.
THOMAS, Louis Vincent. Anthropologie des obsessions. Paris: L’Harmattan, 1988.
TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura fantástica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.
VANDERMEER, Ann; VANDERMEER, Jeff. Preface. In: Steampunk. San Francisco: Tachyon Publications, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Glaucio Aranha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).