Luanda, cidade-mundo, ou da estética do desenvolvilmento desigual em Os Transparentes, de Ondjaki

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i40.160993

Palavras-chave:

Literatura-mundo, Luanda, Os transparentes, Ondjaki

Resumo

A entrada de Angola na economia neoliberal e o fim da guerra civil deram a Luanda o aspecto de um canteiro de obras que visava conferir a ela o status de cidade global. Todavia, as mudanças econômicas advindas das relações (assimétricas) com o capital internacional não foram capazes de obliterar a permanência de desigualdades e da lógica espacial de exclusão incrustrada na urbe. Tomando esse contexto e as concepções de literatura-mundo definidas por membros do Warwick Research Collective (2015), o artigo analisa as contradições do sistema-mundo capitalista no romance Os transparentes (2013), de Ondjaki, compreendido aqui como expressão cultural da lógica contraditória da modernidade.

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Biografia do Autor

  • Adriana Cristina Aguiar Rodrigues, Universidade Fedral do Amazonas (UFAM)

    Professora Assistente de Literatura na Universidade Federal do Amazonas. Doutorado em andamento em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas, com projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

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Publicado

2021-12-06

Edição

Seção

Dossiê 40: A Literatura-Mundial e o Sistema-Mundial Moderno

Como Citar

RODRIGUES, Adriana Cristina Aguiar. Luanda, cidade-mundo, ou da estética do desenvolvilmento desigual em Os Transparentes, de Ondjaki. Via Atlântica, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 364–399, 2021. DOI: 10.11606/va.i40.160993. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/160993.. Acesso em: 25 abr. 2024.