Da assimilada à mãe Africa: representações do feminismo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i39.174891

Palavras-chave:

Pós-colonialismo, Literatura moçambicana, Autoria feminina

Resumo

À luz de teóricos como Stuart Hall, Albert Memmi, Kabenguele Munanga e outros, este artigo propõe uma análise das personagens femininas centrais do romance O alegre Canto da Perdiz da escritora moçambicana Paulina Chiziane. Na presente leitura, é levado em conta o resgate da história e da memória cultural de Moçambique relacionadas ao regime colonial e ao processo de descolonização. Nesse sentido, são privilegiadas as análises de duas representações ligadas a tais processos: a mulher assimilada e a mulher sacralizada na figura de mãe África.

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Biografia do Autor

  • Mariana Motta Campinho Cardoso, Universidade Federal Fluminense

    Graduada em Letras, Português/Literaturas e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi bolsista do Programa de Intercâmbio Institucional da mesma Universidade, por meio do qual estudou na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

  • Renata Flavia da Silva, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), desenvolveu estágio de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2013/2014), com bolsa CAPES. Professor Associado I de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: história e ficção, memória, infância, identidade e pós-colonialismo. Vice-líder do grupo de pesquisa Perspectivas Pós-coloniais: Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa. Integrante dos grupos de pesquisa Poesia Africana nos séculos XX e XXI, UFRJ, e Literaturas Indígenas, Africanas e Caribenhas, UFRR. Vice-Coordenadora do GT Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa da ANPOLL.

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Publicado

2021-09-20

Edição

Seção

Dossiê 39: Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis

Como Citar

Da assimilada à mãe Africa: representações do feminismo em O Alegre Canto da Perdiz, de Paulina Chiziane. (2021). Via Atlântica, 22(1), 131-160. https://doi.org/10.11606/va.i39.174891