Pensar a lusofonia: o diálogo sul-sul
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.i41.184058Palavras-chave:
lusofonia, di´álogo, sul-sul, Gramiro de MatosResumo
A ideia da lusofonia tem origem com o advento da expansão marítima portuguesa e, desde então, passou por diferentes compreensões. O imaginário que enreda a noção de lusofonia agrega povos culturalmente diversos, sobretudo quando pensamos na multiplicidade étnica das nações africanas que foram colônias de Portugal. Após as independências políticas desses países, fez-se necessário repensar o conceito a partir de uma perspectiva descolonizadora. Nesse sentido, o artigo traz essa problematização, refletindo acerca do protagonismo do diálogo sul-sul para a emancipação também literária dos países africanos de língua portuguesa. Destacamos na discussão a tese de doutorado do escritor brasileiro Gramiro de Matos sobre a importância da literatura brasileira para as africanas, como influência libertadora.
Downloads
Referências
BAPTISTA, Maria Manuel. “A Lusofonia não é um jardim. Ou da necessidade de ‘perder o medo às realidades e aos mosquitos’”. In: M.L. Martins, H. Sousa e R. Cabecinhas (Org). Comunicação e lusofonia: para uma abordagem crítica da cultura e dos media. Porto: Campo das Letras, 2006
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
CRISTÓVÃO, Fernando. “Os três círculos da lusofonia”. Revista Humanidades. Lisboa: 2000.
FERREIRA, Manuel. “Dependência e individualidade nas literaturas africanas de língua portuguesa”. In: Revista do Centro de Estudos Portugueses. V. 2. N. 3. 1980.
LOURENÇO, Eduardo. A Nau de Ícaro e Imagem e miragem da lusofonia. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MARGARIDO, Alfredo. Estudos sobre literaturas das nações africanas de língua portuguesa. Lisboa: A Regra do Jogo, 1980.
MATA, Inocência. A literatura africana e a crítica pós-colonial: reconversões. Manaus: Ed. UEA, 2013.
MATOS, Gramiro. Influências da Literatura Brasileira nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Salvador: IGBA, 1996.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Josyane Malta Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).