O cânone libertino setecentista, um produto do século XIX português?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i43.197121

Palavras-chave:

libertinos, Bocage, censura, cânone

Resumo

Bocage e outros poetas contemporâneos cuja obra é considerada representativa da poesia libertina em Portugal tiveram de lidar com os efeitos da censura contínua do seu tempo. Uma boa parte da sua obra circulou clandestinamente ou permaneceu inédita até à primeira metade do século XIX. É nesse contexto que a persistência desses textos e o interesse que despertaram nos poetas e editores oitocentistas conduziram ao aparecimento de algumas obras fundamentais. Neste texto, defende-se a ideia de que a tradição libertina portuguesa setecentista, em termos de integração no cânone literário português, é um produto da dinâmica literária e editorial resultante do triunfo do Liberalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rui Sousa, Universidade de Lisboa

    Investigador Contratado do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL).  concluiu Licenciatura em Estudos Portugueses e Mestrado em Estudos Românicos – Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea – pela FLUL. Obteve o seu Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura pela mesma universidade, em 2019, com uma tese dedicada ao conceito de Libertino na obra de Luiz Pacheco. Publicou ensaios sobre Ronald de Carvalho e Eduardo Guimaraens na antologia 1915: O Ano do Orpheu, coordenada por Steffen Dix, e colaborou em números recentes da Pessoa Plural e em eventos organizados pelo Projecto Estranhar Pessoa e pela Casa Fernando Pessoa. Publicou em 2016 o livro, A Presença do Abjecto no Surrealismo Português. Colaborou no projeto do CLEPUL dedicado ao estudo da Cultura Negativa, nomeadamente no Dicionário dos Antis (2018), e organizou vários eventos científicos, como os Congressos Internacionais dedicados a Fialho de Almeida (2011), aos Surrealismos em Portugal (2013) e às Antologias de Poesia Portuguesa (2021) e a Jornada Manuel de Castro (2021). Co-organizador do Congresso CosmoLiteratures (2022). 

  • Manuel P. Fernandes, Universidade de Lisboa

    Licenciado em Estudos Portugueses e Mestre em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro do Centro de Estudos Bocageanos, tendo como focos de investigação a literatura portuguesa pós-pombalina e o pensamento filosófico e literário japonês

Referências

BOCAGE, Manuel Maria Barbosa du. Obras Completas, v. 3. Poesias Eróticas, Burlescas e Satíricas. Ed. Daniel Pires. Lisboa: INCM, 2017.

CORREIA, Natália (ed.). Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica: Dos Cancioneiros Medievais à Actualidade. Lisboa: Afrodite, 1966.

CURTO, Diogo Ramada. As Gentes do Livro. In CURTO, Diogo Ramada e DOMINGOS, Manuela (ed.). As Gentes do Livro. Lisboa: Biblioteca Nacional, 2007, pp. 15-47.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos e outros episódios da história francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

FEIJÓ, Elias J. Torres. Já Camões não sou! A impossibilidade de centralidade para Bocage no campo literário no século XIX. In BORRALHO, Maria Luísa Malato (org.). Leituras de Bocage. Porto: Universidade do Porto, pp. 155-171.

GARASSE, François. La Doctrine Curieuse des Beaux Esprits de ce Temps, ou Pretendus Tels, contenant plusieurs maximes pernicieuses à la religion, à l’Estat et aux bonnes mœurs, combattue et renversée par le P. François Garassus. Paris: S. Chappelet, 1623.

GUEDES, Fernando. Os Livreiros em Portugal e as suas associações desde o século XV até aos nossos dias. Lisboa: Verbo, 1993.

GUEDES, Fernando. Os Livreiros Franceses em Portugal no Séc. XVIII: Tentativa de compreensão de um fenómeno migratório e mais alguma história. Lisboa: Academia Portuguesa da História, 1998.

HESPANHA, António Manuel. A monarquia: a legislação e os agentes. In. MATTOSO, José (dir.). História da vida privada em Portugal. Lisboa: Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2011, pp. 12-31.

LOBO, Domingos. (ed.). Exaltação do Prazer: Antologia Poética Portuguesa Erótica, Burlesca e Satírica do Século XVIII. Lisboa: Vega, 2007.

MAFFEI, Luís. “Canto a beleza, Canto a putaria”: de Bocage a Camões, de Bocage e Camões a Adília. Via Atlântica / USP, São Paulo, n. 11, pp. 75-86, 2007. DOI: https://doi.org/10.11606/va.v0i11.50664

MARCOS, Luís Humberto e FERREIRA, Rui Assis. Imprensa, Censura e Liberdade: 5 Séculos de História. Porto: Instituto da Comunicação Social e Museu Nacional da Imprensa, 1999.

MARTINS, Maria Teresa Esteves Payan. A Censura Literária em Portugal nos séculos XVII e XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.

MARTINS, Maria Teresa Esteves Payan. Livros Clandestinos e Contrafacções em Portugal no século XVIII. Lisboa: Colibri, 2012.

NAGY, Péter. Libertinage et Révolution. Paris: Gallimard, 1975.

NETO, José R. Maia. O Tratado dos Três Impostores e reações judaicas ao ataque libertino à revelação. In NOVAES, Adauto ( org . ) Libertinos libertários. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, pp. 145-163.

NYS, Florence Jacqueline. As fontes francesas das Cartas de Olinda e Alzira de Bocage. Braga: Universidade do Minho, 2005.

PIRES, Daniel. Bocage: A Imagem e o Verbo. Lisboa: INCM, 2015.

SOUSA, Rui. Perspectivas sobre o Feminino em alguns poemas de Bocage. Lisboa: CLEPUL, 2012. Disponível em <http://www.lusosofia.net/textos/20121023-sousa_rui_perspectivas_sobre_o_feminino_em_alguns_poemas_de_bocage.pdf>. Acesso em 29 de Abril de 2022.

SOUSA, Rui Daniel do Nascimento e. Do libertino: revisões de um conceito através do caso de Luiz Pacheco. Dissertação (Doutoramento em Estudos de Literatura e de Cultura – Estudos Portugueses) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lisboa, 2019. Disponível em <https://repositorio.ul.pt/handle/10451/41724>. Acesso em 29 de Abril de 2022.

TROUSSON, Raymond. Romans Libertins du XVIIIe siècle. Paris: Robert Laffont, 1993.

VENTURA, António. A literatura licenciosa em Portugal no tempo de Bocage. In REIS, Maria de Fátima (coord.). Rumos e Escrita da História. Lisboa: Edições Colibri, 2007, pp. 71

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê 43: Sexo e sensibilidades eróticas na literatura luso-brasileira de Oitoc

Dados de financiamento

Como Citar

SOUSA, Rui; FERNANDES, Manuel P. O cânone libertino setecentista, um produto do século XIX português?. Via Atlântica, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 18–47, 2023. DOI: 10.11606/va.i43.197121. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/197121.. Acesso em: 19 abr. 2024.