O caso Gisberta no romance Pão de Açúcar, de Afonso Reis Cabral: representações em torno de uma mulher trans

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i2.208708

Palavras-chave:

representação, êx-cêntrico, masculinidades, transgeneridade, Afonso Reis Cabral

Resumo

O artigo oferece uma perspectiva sobre as representações de gênero ligadas à masculinidade, poder e marginalidade dentro do romance Pão de Açúcar, que trata da ficcionalização de um crime de ódio ocorrido em Portugal em 2006. Naquele ano, Gisberta Salce Júnior, mulher trans brasileira, foi assassinada por um grupo de adolescentes infratores nas ruínas de uma grande rede de supermercados. Objetiva-se compreender as representações dos sujeitos ex-cêntricos presentes na obra, principalmente o olhar do narrador acerca da personagem trans Gisberta, através do arcabouço teórico de Stuart Hall (2016), Pierre Bourdieu (2002), Michel Foucault (2013) e Berenice Bento (2015), dentre outros.

 

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafaella Cristina Alves Teotônio, Universidade de Pernambuco

    Doutora em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professora adjunta de Literaturas em Língua Portuguesa na Universidade de Pernambuco (UPE - Campus Mata Norte), sendo também pesquisadora do Centro de Estudos Linguísticos e Literários da UPE - CELLUPE e do ERAS (Estudos sobre Representações, Alteridades e Subjetividades). Tem experiência no ensino de Teoria da Literatura e em Literaturas de Língua Portuguesa. Como pesquisadora se dedica ao estudo das Literaturas em Língua Portuguesa e aos estudos sobre Subalternidades, principalmente sobre autoria feminina e representações de minorias na Literatura. Também trabalha com Literatura Portuguesa Contemporânea, Literaturas africanas, Literatura Comparada, Teoria Pós-colonial, Teorias Feministas e Teorias de Gênero e sexualidades.

     

  • João Pedro da Cunha de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

    Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco PPGL-UFPE. Graduado em Letras (licenciatura para línguas inglesa e portuguesa) pela Universidade de Pernambuco- Campus Mata Norte. Atuou, primeiramente, entre 2018 e 2019 no Programa de Línguas e Informática da Universidade de Pernambuco (PROLINFO) como professor de língua inglesa. Além disso, passagens como professor substituto na área de linguagens, com ênfase em literatura, e corretor de redações ENEM no Colégio Motivo (2019-2021) foram marcantes à formação profissional. Atuou, também, como professor da disciplina de Oficina de Leitura e Introdução à Literatura pelo Colégio Boa Viagem (2021-2022). Atualmente, é pesquisador do Grupo ERAS (Estudos sobre Representações, Alteridades e Subjetividades). Tem experiência em literatura e língua inglesa, além de fazer parte do projeto de iniciação científica (PIBIC) com o tema: As representações das mulheres nos romances de Valter Hugo Mãe.

Referências

AGUIAR, Joselia. História na Mário: Corpos em risco, com Afonso Reis Cabral e Amara Moira. YouTube, 02 de junho de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o7HL6Kiobyc&list=PLBVjHbNfnHp73261jqCNae8RDT7LO9U_&index=20&t=115s >. Acesso em: 11 de agosto de 2022.

ARNAUT, Ana Paula. Post-Modernismo no romance português contemporâneo. Fios de Ariadne máscaras de Proteu. Coimbra: Almedina, 2002.

BENTO, Berenice. A Reinvenção do Corpo: Sexualidade e Gênero na Experiência Transsexual. Editora Devires, 2017. 3. Ed.

BENTO, Berenice. Homem não tece a dor: queixas e perplexidades masculinas. Natal, RN: EDUFRN, 2015.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BOURDIEU, Pierre. uma ciência que perturba; Algumas propriedades dos campos. In: Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

CABRAL, Afonso Reis. Pão de Açúcar. Lisboa: Dom Quixote, 2018.

CONNELL, R. W. Masculinities. Berkeley: University of California Press, 1987.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 edições, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Graal, v.12, 1985.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016. 260 p.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Ed, 1991.

KIMMEL, Michael S. Masculinity as homophobia. In: BROD, Harry; KAUFMAN, Michael (Org.). Theorizing masculinities. Nova York: Sage Production Editor, 1994.

RIBEIRO, Djamila O. O que é Lugar de Fala?. Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.

SAPEGA, Ellen W. O romance pós-revolucionário português: propostas de uma nova construção do sujeito nacional. Universidade Nova de Lisboa, FCSH, 1990.

VALENTIM, Jorge Vicente. Corpo no corpo: homoerotismo na narrativa portuguesa contemporânea. São Carlos: EdUFSCAR, 2016.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Dossiê Especial: 100 anos da literatura de Sodoma

Como Citar

TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves; ALMEIDA, João Pedro da Cunha de. O caso Gisberta no romance Pão de Açúcar, de Afonso Reis Cabral: representações em torno de uma mulher trans. Via Atlântica, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 303–333, 2023. DOI: 10.11606/va.i2.208708. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/208708.. Acesso em: 27 abr. 2024.