Breves considerações sobre os antecedentes e subsequentes embates sobre a publicação de Sodoma Divinizada, de Raul Leal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i2.209246

Palavras-chave:

Sodoma divinizada, Raul Leal, polêmica, literatura queer

Resumo

O objetivo do nosso ensaio é apontar alguns textos que estiveram envolvidos na polêmica intitulada “Literatura de Sodoma”, com foco específico nos textos publicados por Raul Leal. Nossa intenção é entender como a obra Sodoma divinizada defende a publicação de António Botto e como ela constitui o alvo de duras críticas conservadoras, permanecendo como um importante texto para se (re)pensar a literatura portuguesa com conteúdo queer e os seus desdobramentos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Mario da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Professor de Literatura da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada e Professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PROGEL), da UFRPE. Também é vinculado como colaborador ao Programa de Pós-Graduação em Letras (POSLET) do ILLA (Instituto de Linguística, Letras e Artes), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, com bolsa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e em Estudos Portugueses, pela Universidade de Lisboa. É doutor em Literatura (com bolsa da FCT - Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal), mestre em Estudos Lusófonos ( com bolsa da Comunidade Portuguesa de Pernambuco) pela Universidade de Évora (Portugal).É pesquisador colaborador do CEC (Centro de Estudos Clássicos), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o ILCML (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Também integra a equipe do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP), da Universidade Federal de Sergipe. É membro associado externo do CRIMIC ( Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains) da Sorbonne Université. Dirigiu, em conjunto com a Professora Cláudia Pazos Alonso (Universidade de Oxford), a edição das Obras Completas de Florbela Espanca pela Editora Estampa (Lisboa), até o 4 volume e organizou, também em conjunto com Cláudia Alonso, uma edição da Obra da modernista Judith Teixeira, com textos inéditos, pela Editora Dom Quixote. Preparou a edição da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel, primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa, e atualmente prepara a edição da obra completa da escritora oitocentista Ana Plácido. É organizador de diversos eventos intencionais, com destaque para o Congresso Internacional em Estudos de Gênero no contexto em língua portuguesa e italiana. ORCID: 0000-0002-7034-1260.

Referências

BARRETO, José. Fernando Pessoa e Raul Leal contra a campanha moralizadora dos estudantes em 1923. Pessoa Plural —A Journal of Fernando Pessoa Studies. Brown Digital Repository: Brown University Library, p. 240-270. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/27612/3/PP2_artigo8.pdf>, acesso em 19 de fevereiro de 2023.

CASCAIS, António Fernando. Sodoma Revisitada, Sodoma Redivinizada. Pessoa Plural —A Journal of Fernando Pessoa Studies. Brown Digital Repository: Brown University Library, p. 185-211. Disponível em: <https://doi.org/10.26300/xz7q-t175>. Acesso em 20 de janeiro de 2023.

CUROPOS, Fernando. António Botto e Fernando Pessoa nas ruas de trás. In: BASTOS, Margarida Almeida; RIBEIRO, Nuno (coord.). António Botto & Fernando Pessoa: Poéticas em diálogo. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2021, p. 55-73.

FERNADES, Aníbal. Introdução. In: LEAL, Raul. Sodoma divinizada. Organização, introdução e cronologia de Aníbal Fernandes. Lisboa: Guimarães, 2010, p. 95-102.

GONÇALVES, Zetho Cunha (org.). Notícia do maior escândalo erótico-social do século XX em Portugal. Lisboa: Letra Livre, 2014.

LAPA, Rui. Raul Leal e Fernando Pessoa Um Sublimado Furor Diabolicamente Divino. In Pessoa Plural —A Journal of Fernando Pessoa Studies. Brown Digital Repository: Brown University Library, 2013, p. 1-24. Disponível em: <https://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/pessoaplural/Issue3/FullIssue3.pdf>. Aceso em 18 de janeiro de 2023.

LEAL, Raul. Sodoma divinizada. Organização, introdução e cronologia de Aníbal Fernandes. Lisboa: Guimarães, 2010.

LUGARINHO, Mário. “Literatura de Sodoma”: o cânone literário e a identidade homossexual. Gragoatá. N.º 14. Niterói: UFF, 2003, p. 103-145. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33451/19438>. Acesso em 19 de fevereiro de 2023.

SAINT-POINT, Valentine de. Manifeste de la femme futuriste ; suivi de, Manifeste futuriste de la luxure ; le théâtre de la femme; La Métachorie. Paris: Séguier, 1996.

TEIXEIRA, Judith. Poesia e Prosa. Organização e estudos introdutórios de de Cláudia Pazos Alonso e Fabio Mario da Silva. Lisboa: Dom Quixote, 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-30

Edição

Seção

Dossiê Especial: 100 anos da literatura de Sodoma

Como Citar

SILVA, Fabio Mario da. Breves considerações sobre os antecedentes e subsequentes embates sobre a publicação de Sodoma Divinizada, de Raul Leal. Via Atlântica, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 216–240, 2023. DOI: 10.11606/va.i2.209246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/209246.. Acesso em: 27 abr. 2024.