Nas malhas do Império: história, literatura, mulheres e exclusão
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i12.50079Palavras-chave:
literatura, exclusão, história, mulheresResumo
Este artigo parte do tema literatura e exclusão para analisar a longa exclusão das mulhers como sujeitos históricos na história portuguesa e os seus reflexos na literatura. No artigo é feita uma análise sumária dessa situação na literatura, com especial leitura da literatura contemporânea e em ´particular de Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta, e da pintura de Paula Rego, em que se denuncia a discriminação, ao mesmo tempo que se assinala a ruptura de uma situação com a espessura de séculos.
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Margarida Calafate Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).