VENCER O TEMPO COMO UMA FOTOGRAFIA. FALAÇÃO E SILÊNCIO EM “ELOGIO DE MARIA TERESA”, DE RUY BELO

Autores

  • Biagio D’Angelo Pontifícia Universidade Católica/São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i15.50426

Palavras-chave:

relações entre literatura e artes viuais, fotografia, memória, trauma, morte

Resumo

PROPONHO AQUI INVESTIGAR AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA E ARTES VISUAIS POR MEIO DA LEITURA DE UMA LÍRICA DO POETA PORTUGUÊS RUY BELO, “ELOGIO DE MARIA TERESA”, UM TEXTO PARADIGMÁTICO DA POÉTICA DA IMAGEM E DO VÍNCULO DESSA ÚLTIMA COM O TEXTO. APOIANDO-NOS EM ROLAND BARTHES, TENTAMOS MOSTRAR QUE A FOTOGRAFIA PODE SE CONVERTER NUMA PROPOSTA DE SIMULACRO SAGRADO, ÍCONE DA “MEMÓRIA”, NO SENTIDO DE UM PASSADO QUE CONTINUA VIVO E UM PRESENTE DETERMINADO. COM EFEITO, A LITERATURA DE RUY BELO SE ENCARREGA DE DESVENDAR VAZIOS EM UMA EXPERIÊNCIA LIMINAR PORQUE A MEMÓRIA DA FOTOGRAFIA SEMPRE FALA A PARTIR DE UM OBJETO QUE NÃO É MAIS, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DE MORTE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2006-06-24

Edição

Seção

Dossiê 15: Poéticas de língua portuguesa comparativismo e contemporaneidade - Entre literatura(s)

Como Citar

VENCER O TEMPO COMO UMA FOTOGRAFIA. FALAÇÃO E SILÊNCIO EM “ELOGIO DE MARIA TERESA”, DE RUY BELO. (2006). Via Atlântica, 10(1), 101-115. https://doi.org/10.11606/va.v0i15.50426