Uma questão de timing: aspectos da consagração de José Saramago no Brasil

Autores

  • Margarida Rendeiro Universidade Lusíada (Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50785

Palavras-chave:

José Saramago, mercado, editora, biografia

Resumo

O presente artigo identifica os três factores fundamentais que determinaram o sucesso editorial de José Saramago no Brasil: a escolha do momento certo da publicação de cada uma das obras, de acordo com a evolução do contexto político, social e cultural; a construção da sua biografia orientada; e a importância das editoras que publicaram a sua obra. O autor beneficiou das relações dos agentes de produção  e reprodução literárias que reforçam a visibilidade no campo literário, combinando o prestígio literário e o sucesso comercial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Dossiê 20: literatura e indústria cultural

Como Citar

RENDEIRO, Margarida. Uma questão de timing: aspectos da consagração de José Saramago no Brasil. Via Atlântica, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 23–37, 2011. DOI: 10.11606/va.v0i20.50785. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50785.. Acesso em: 20 mar. 2025.