O encontro no universo lésbico de Cassandra Rios: desafios, ambiguidades e tensões nos atos performativos masculinizados em “mulheres lésbicas”

Autores

  • Suely Aldir Messeder Universidade do Estado da Bahia
  • Ana Gabriela Pio Pereira Universidade do estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58049

Palavras-chave:

Cassandra Rios, Lésbicas, Masculinidades

Resumo

Pretende-se explorar a ideia do encontro como um fazer etnográfico, tendo como locus do trabalho de campo cenas dos atos performativos reproduzidos pelas mulheres lésbicas das obras de Cassandra Rios. Em tais cenas, perscrutam-se as enunciações sobre os corpos das mulheres lésbicas e observa-se como a proliferação de gênero entre elas rompe com a dicotomia homem e mulher, ao mesmo tempo que vemos as tensões e as ambiguidades vivenciadas pelas mulheres lésbicas que re-significam as masculinidades em seus corpos, anunciando, assim, um espaço fronteiriço com os “homem trans”/“transhomem”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suely Aldir Messeder, Universidade do Estado da Bahia
    Graduada em Ciências Socias pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Antropologia - Universidade Santiago de Compostela. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Atua como professora permanente no Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento e no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Crítica Cultural do Campus II - Alagoinhas.É coordenadora do Grupo de Pesquisa Enlace e foi primeira secretaria da ABEH (Associação Brasileira de Estudos de Homocultura). É gestora do termo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público e a Universidade do Estado da Bahia para a articulação e interação em atividades da área técnica-científica, tendo por objetivo a proteção e a defesa dos direitos humanos da população LGBT
  • Ana Gabriela Pio Pereira, Universidade do estado da Bahia
    Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural da mesma Instituição.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

MESSEDER, Suely Aldir; PEREIRA, Ana Gabriela Pio. O encontro no universo lésbico de Cassandra Rios: desafios, ambiguidades e tensões nos atos performativos masculinizados em “mulheres lésbicas”. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 241–256, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.58049. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58049.. Acesso em: 19 abr. 2024.