Os desafios da representação: poéticas e políticas de leitura descolonial

Autores

  • Simone Pereira Schmidt Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58319

Palavras-chave:

Gênero, Raça, Crítica pós-colonial, Conceição Evaristo, Paulina Chiziane

Resumo

Tomando como ponto de partida a contribuição dos estudos pós-coloniais para a crítica feminista contemporânea, este artigo pretende examinar como se articulam aspectos de gênero e raça na representação da experiência de mulheres em dois romances: Becos da memória, da escritora brasileira Conceição Evaristo e O alegre canto da perdiz, da moçambicana Paulina Chiziane. Através dessa breve leitura comparativa, o texto assinala sua opção por uma crítica descolonial, no âmbito dos sistemas culturais atravessados pela herança do colonialismo português.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Simone Pereira Schmidt, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora Associada I da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Teoria Literária (PUCRS,1997). Atua nas áreas de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Desenvolve e orienta pesquisa nas áreas de crítica feminista e estudos pós-coloniais.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

SCHMIDT, Simone Pereira. Os desafios da representação: poéticas e políticas de leitura descolonial. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 229–239, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.58319. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/58319.. Acesso em: 25 abr. 2024.