Helder Macedo e Jacques Offenbach: As múltiplas narrativas

Autores

  • Marisa Corrêa Silva Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.61661

Palavras-chave:

Helder Macedo, Jacques Offenbach, Personagem

Resumo

O sexto romance de Helder Macedo, Tão Longo Amor, Tão Curta a Vida, lançado em Lisboa no início de 2013 apresenta, como sempre, personagens femininas fortes e marcantes. Lenia, cuja história será dividida entre dois narradores, assume facetas diferentes e aparentemente contraditórias à medida que a história avança. O autor, notório espectador de óperas, criou uma protagonista que se assemelha à Olympia/ Giulietta/Antonia de “Os contos de Hoffmann”, opera de Jacques Offenbach estreada em 1881. Estudar tais semelhanças resulta numa iluminação de importantes aspectos do romance macediano.

 

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Biografia do Autor

  • Marisa Corrêa Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez pós-doutorado na Rutgers - the State University of New Jersey. Atualmente é professor associado no Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, incluindo as Literaturas brasileira e portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Helder Macedo, narrativa contemporânea, teoria do romance, personagem feminina. Também tem publicações contemplando Teoria Literária e leituras intersemióticas. Nos próximos anos, pretende dar continuidade aos estudos de materialismo lacaniano.

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Publicado

2014-07-24

Como Citar

Helder Macedo e Jacques Offenbach: As múltiplas narrativas. (2014). Via Atlântica, 15(1), 285-298. https://doi.org/10.11606/va.v0i25.61661