O olhar feminino sobre a dispersão portuguesa no romance O Vale da Paixão

Autores

  • Fabio Soares da Silva Aix-Marseille Université (AMU)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.68377

Palavras-chave:

Diáspora portuguesa, Migração, Espaço, Portugal

Resumo

O romance O Vale da Paixão, escrito pela autora portuguesa Lídia Jorge, oferece-nos a possibilidade de refletirmos sobre a diáspora lusitana ocorrida na segunda metade do século XX. Inteiramente narrado por uma personagem feminina, a obra ganha tonalidades originais, pois mostra-nos o problema da emigração a partir da perspectiva de quem permanece em Portugal. Este artigo visa, assim, analisar a relação que os personagens estabelecem com seus espaços (novos e antigos) e, quando possível, estabelecer paralelos entre a ficção e os fatos históricos de Portugal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabio Soares da Silva, Aix-Marseille Université (AMU)

    Doutor em literatura na Sorbonne (Paris 4), especializado em literatura infanto-juvenil. Atualmente ensina língua e literatura na Aix-Marseille Université. É autor do livro Sexualité, sexisme, homoparentalité et autres valeurs, pela Presses Académiques Francophones. Pertence ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC).

Downloads

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

Dossiê 25: Triangulações Atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa

Como Citar

O olhar feminino sobre a dispersão portuguesa no romance O Vale da Paixão. (2014). Via Atlântica, 15(1), 179-195. https://doi.org/10.11606/va.v0i25.68377