Literatura Atlântica: notas sobre o comparatismo em língua portuguesa

Autores

  • Lisa Carvalho Vasconcellos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69546

Palavras-chave:

Lusofonia, Literatura Atlântica, Comparatismo

Resumo

Constatando a inadequação do termo lusofonia – palavra carregada por ecos colonialistas e autoritários – para definir o estudo das literaturas luso-afro-brasileiras, o artigo propõe uma nova possibilidade conceitual para o comparatismo em língua portuguesa: a Literatura Atlântica. O termo, inspirado em recentes estudos historiográficos e das ciências sociais, toma o mar como metáfora para as trocas culturais não-hierárquicas que aconteceram e continuam a acontecer entre os países de colonização portuguesa espalhados em três continentes. A horizontalidade do mar e suas múltiplas possibilidades de contato e contágio servem aqui, ao mesmo tempo, como inspiração metodológica e perspectiva política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lisa Carvalho Vasconcellos, Universidade Federal da Bahia
    Bacharel em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2003). Mestre em Literatura Brasileira (2005) pela mesma instituição, defendendo dissertação sobre a obra de Guimarães Rosa. Doutora em Literatura Comparada pela USP (2011) É autora dos livros Vertigens do eu: autoria, alteridade e autobiografia na obra de Fernando Pessoa (Relicário, 2013) e Figurações da Leitura: um estudo sobre o papel do narratário em Grande sertão: veredas (Scortecci, 2008), que foi por sua vez ganhador do II Prêmio de Literatura UBE/ Scortecci 2007. Desenvolve pesquisa sobre literatura luso-afro-brasileira do século XX na modalidade PRODOC (Pós-Doutorado) pela Pós-Graduação de Literatura e Cultura do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) .

Downloads

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

Dossiê 25: Triangulações Atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa

Como Citar

Literatura Atlântica: notas sobre o comparatismo em língua portuguesa. (2014). Via Atlântica, 15(1), 119-129. https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69546