Literatura Atlântica: notas sobre o comparatismo em língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69546Palavras-chave:
Lusofonia, Literatura Atlântica, ComparatismoResumo
Constatando a inadequação do termo lusofonia – palavra carregada por ecos colonialistas e autoritários – para definir o estudo das literaturas luso-afro-brasileiras, o artigo propõe uma nova possibilidade conceitual para o comparatismo em língua portuguesa: a Literatura Atlântica. O termo, inspirado em recentes estudos historiográficos e das ciências sociais, toma o mar como metáfora para as trocas culturais não-hierárquicas que aconteceram e continuam a acontecer entre os países de colonização portuguesa espalhados em três continentes. A horizontalidade do mar e suas múltiplas possibilidades de contato e contágio servem aqui, ao mesmo tempo, como inspiração metodológica e perspectiva política.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Lisa Carvalho Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).