Entre livros, leitores e realidade

Autores

  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.90221

Palavras-chave:

formação do leitor literário, personagem-leitor, leitor empírico

Resumo

Este artigo discute a formação do leitor literário a partir do próprio texto literário. Para tanto analisa algumas personagens-leitoras e as figurações que vão assumindo ao longo do processo de leitura no texto ficcional. Essas sujeitos-leitoras ensinam os leitores empíricos a partir de suas experiências de leitura, de suas percepções e modos de ler o texto literário, bem como acabam direcionando as escolhas do que ler e do por que ler.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Tocantins
    Professor da Universidade Federal do Tocantins
    Professor do Programa de Pós-Gradauação em Letras
    Professor do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

MELO, Márcio Araújo de. Entre livros, leitores e realidade. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 161–177, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.90221. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/90221.. Acesso em: 19 abr. 2024.