O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa

Autores

  • Mafalda Moço Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • Inocência Luciano dos Santos Mata Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98622

Palavras-chave:

texto literário, pedagogia intercultural, consciência intercultural, diálogo intercultural

Resumo

Num mundo em que a diferença se tornou conflitiva, por várias razões, é imperativo apostar numa educação intercultural que fomente não apenas o contacto mas o diálogo com o outro. Neste artigo, pretendemos refletir sobre o modo como o diálogo entre culturas pode ser implementado no contexto do ensino/aprendizagem da língua portuguesa, a partir do texto literário. Baseámo-nos nas propostas teóricas de Abdallah-Pretceille (1996), relativamente à pedagogia intercultural, de Carlo (1998), para a definição de intercultural, e de Esteves (1991), para a reflexão sobre o papel do texto literário na aula de português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mafalda Moço, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Mafalda Moço é natural Mira de Aire – Leiria, Portugal. Licenciou-se em Estudos Portugueses e Lusófonos em 2009, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 2012, nessa mesma instituição e sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Inocência Mata e da Profª. Drª. Maria José Grosso, concluiu o Mestrado em Língua e Cultura Portuguesa, com a apresentação de uma dissertação intitulada: “O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa”. Atualmente é doutoranda em Língua e Cultura Portuguesa (Língua estrangeira/Língua segunda), mantendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Inocência Mata. Iniciou a sua atividade profissional em 2010 como professora de Português Língua Estrangeira e, atualmente, exerce funções de docente no Curso de Língua e Cultura Portuguesa (curso semestral e curso de verão) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Paralelamente, em 2010, colaborou na elaboração de um Dicionário de Termos de Aquisição e Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, projeto que se encontra ainda em desenvolvimento.

Inocência Luciano dos Santos Mata, Professora Auxiliar do Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Inocência Mata é natural da Ilha do Príncipe – São Tomé e Príncipe, doutorada em Letras (Literaturas Africanas de Língua Portuguesa) pela Universidade de Lisboa, Pós-doutorada em Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization – pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Como professora da Universidade de Lisboa, desde 1990, ministra, entre outras, as disciplinas Literaturas Pós-coloniais Comparadas, Literaturas de Língua Portuguesa, Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais, Culturas e Civilizações Africanas e desenvolve pesquisa sobre Literaturas Africanas, centrada na questão do Pós-colonialismo e nos processos de encontro cultural e contextos multiculturais. Autora várias obras na área, da qual podem ser destacadas as produções mais recentes: A Literatura Africana e a Crítica Pós-Colonial: Reconversões (2007), Polifonias Insulares: Cultura e Literatura de São Tomé e Príncipe (Lisboa: 2010); Ficção e História na Literatura Angola: o Caso de Pepetela (Luanda: 2010/Lisboa: 2011); Francisco José Tenreiro: as Múltiplas Faces de um Intelectual (Lisboa: 2011), para além de obras de autoria partilhada, a saber: Mário Pinto de Andrade: um Intelectual na Política (2001), A Poesia e a Vida: Homenagem a Alda Espírito Santo (2006), A Mulher em África: Vozes de uma Margem sempre Presente (2007); Pelas Oito Partidas da Língua Portuguesa: Homenagem a João Malaca Casteleiro (2007); Boaventura Cardoso: a Escrita em Processo (2005); When Things Came Together: Studies on Chinua Achebe (2009).

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Moço, M., & Mata, I. L. dos S. (2015). O texto literário como veículo de diálogo intercultural no ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Via Atlântica, (28), 45-54. https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98622

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação