Mar à vista e mar além da vista

Autores

  • Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa Universidade de São Paulo
  • Patricia Trindade Nakagome Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i27.69521

Palavras-chave:

mar, viagem, utopia, José Saramago, Luís Cardoso

Resumo

Neste artigo discutimos como a temática do mar e da viagem é desenvolvida nas obras A jangada de Pedra de José Saramago e Réquiem para o navegador solitário de Luís Cardoso. O mar, elemento fundamental da cultura lusófona é, ao mesmo tempo, o que separa e une povos. Nesse sentido, ao analisarmos a obra de um escritor português e um timorense, mostraremos de que maneira a ficção revela a formação multifacetada da identidade dos países de expressão de língua portuguesa e também a sua proposta de desenvolvimento futuro, que por vezes ganha contornos utópicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa, Universidade de São Paulo
    Doutora em Letras, área Teoria Literária e Literatura Comparada. Foi professora de Língua Portuguesa, Leitura e Produção Textual e Iniciação à Pesquisa Acadêmica na Universidade Nove de Julho. Atualmente, dedica-se ao estudo da representação do negro no teatro brasileiro.
  • Patricia Trindade Nakagome, Universidade de São Paulo
    Doutora pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/ USP).

Downloads

Publicado

2015-06-21

Como Citar

SOUSA, Regina Claudia Garcia Oliveira de; NAKAGOME, Patricia Trindade. Mar à vista e mar além da vista. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 341–355, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i27.69521. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/69521.. Acesso em: 24 abr. 2024.