Literatura e/ou educação

Autores

  • Patricia Trindade Nakagome Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98649

Palavras-chave:

leitor, experiência, educação, ensino de literatura, crítica literária

Resumo

Em artigo publicado por Milton Hatoum (2013) veremos que a crítica literária pode negar a experiência de leitores que se interessam por obras da indústria cultural, o que pode trazer consequências para o campo educacional. Apesar de reforçar a importância da educação, a crítica se exime de um possível papel formativo, com avaliações superficiais de livros, que podem ser transferidas ao leitor. Assim, um discurso pautado pela junção de literatura e educação revela, nas entrelinhas, uma oposição entre os termos, em que se opta pela literatura sem reconhecer que ela própria fica fragilizada sem a existência de um público leitor mais amplo.

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Biografia do Autor

  • Patricia Trindade Nakagome, Universidade de São Paulo
    Doutora pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/ USP)

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar