A esperança como revide ou o maravilhoso mundo da literatura de Abdulai Sila

Autores

  • Sebastião Marques Cardoso Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i27.89765

Palavras-chave:

teoria literária, literaturas africanas de língua portuguesa, estudos pós-coloniais, Abdulai Sila

Resumo

Neste artigo, trataremos do conjunto da literatura de Abdulai Sila [1958-] e, em especial, de Dois tiros e uma gargalhada (2013), última publicação do escritor. Investigaremos como dois sistemas culturais de representação – o africano e o ocidental – apreendem a questão da História e de como esses sistemas se interagem na contemporaneidade. Para tanto, iremos discutir a figuração da identidade dos principais personagens de Sila, verificar neles redes e relações de alteridade, intersecções espaço-temporais e formas de identificação com a tradição. Suspeitamos, enfim, que há, nesse autor, um entendimento da História que recupera a magia cultural africana em contraposição à fatalidade da concepção de História posta pelo ocidente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sebastião Marques Cardoso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    Sebastião Marques Cardoso, pós-doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP, Brasil), Doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil), Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, Brasil). É professor universitário, pesquisador e crítico literário, autor de Poéticas da Mestiçagem: textos sobre culturas literárias e crítica cultural (Curitiba, CRV, 2014), Oswald de Andrade: anti-heroísmo, literatura e crítica (Curitiba, CRV, 2010), João do Rio: espaço, técnica e imaginação literária (Curitiba, CRV, 2011) e do ensaio “Horizontes da crítica literária brasileira contemporânea: Roberto Schwarz e Luiz Costa Lima” de Crítica Literária Contemporânea (VIOLA, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2013). No ano de 2009, foi Leitor brasileiro na Embaixada do Brasil em Guiné-Bissau, sob a missão do Embaixador Jorge Geraldo Kadri. Em Bissau, Sebastião Cardoso auxiliou, também, na docência e na administração da Universidade Amílcar Cabral/ Universidade Lusófona da Guiné como Assessor Científico. Trabalha, hoje, como professor Adjunto em Teoria da Literatura do Departamento de Letras Estrangeiras e como pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, mestrado e doutorado, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, Brasil). CV: http://lattes.cnpq.br/7160975510328626

Downloads

Publicado

2015-06-21

Edição

Seção

Dossiê 27: Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e o Pós-Independência

Como Citar

CARDOSO, Sebastião Marques. A esperança como revide ou o maravilhoso mundo da literatura de Abdulai Sila. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 233–249, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i27.89765. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/89765.. Acesso em: 19 abr. 2024.