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EDITAL 2021

Universidade de São Paulo
Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

Objetivo

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2021 de publicação dos periódicos da USP. O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.

Período de Submissão de Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 8 horas da manhã do dia 06 de abril de 2021 até às 18 horas do dia 07 de junho de 2021.

Itens de Serviço Apoiados
Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item 3 (três) deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.

Condições para a Submissão de Propostas

1. Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes;

2. Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:

2.1 Estar em dia com a prestação de contas de recursos recebidos da AGUIA;

2.2 Possuir periodicidade regular e atualizada;

2.3 Demonstrar, por meio das edições publicadas no website do periódico, a adoção de metadados e itens editoriais padronizados, de acordo com as regras da Coordenação do Portal de Revistas da USP disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=2563;

2.4 Possuir e-mail institucional em nome do periódico;

2.5 Possuir corpo editorial contendo ao menos dois editores afiliados a instituições nacionais externas à USP e um editor afiliado a uma instituição estrangeira;

2.6 Possuir ao menos cinco avaliadores afiliados a instituições nacionais externas à USP e pelo menos dois avaliadores afiliados a instituições estrangeiras;

2.7 Apresentar na página (website) do periódico, texto referente à política de direitos autorais, ética e antiplágio, conflito de interesses, com base nas diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE);

2.8 Possuir registro no Directory of Open Access Journals (DOAJ);

2.9 Apresentar na página (website) do periódico o tipo de Licença Creative Commons adotado;

2.9 Estar indexada em ao menos duas bases indexadoras internacionais, além
do DOAJ;

2.11 Manter atualizadas suas edições no Portal de Revistas da USP, ainda que o website da revista principal seja mantido em outro website.

O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.

Serviços contemplados

3. Somente serão financiados os seguintes itens de serviço: diagramação, editoração, marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS, tradução, revisão gramatical, aquisição de licença de software para geração de documentos em PDF. Não poderão ser solicitados recursos para impressão ou contratação de recursos humanos.

3.1 O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$1.600.000,00.

Documentação

4. O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:

4.1 Título completo do periódico; ISSN (e/ou e-ISSN); URL – link da página (website) principal do periódico; e-mail institucional de contato; periodicidade; Unidade de vínculo do periódico; nome completo do proponente e-mail de contato, que deve ser o editor chefe;

4.2 Classificação no Sistema Qualis no último quadriênio (2013-2016), com identificação da área de conhecimento principal correspondente;

4.3 Identificação dos links (URLs) específicos das bases de dados onde o periódico está indexado e/ou resumido, incluindo o link do periódico no DOAJ;

4.4 Documento anexado ao formulário contendo a lista de membros (nome, filiação e país) do Conselho / Comitê, lista de dez avaliadores (nome, filiação e país) e Equipe Editorial (nome, função e vínculo);

4.5 Itens de serviço solicitados e valores, bem como o valor total de recursos financeiros solicitados.

Critérios de Distribuição de Recursos

5. A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o disposto no item 3.1:

Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$10.000,00;

Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área de conhecimento – Recursos até R$30.000,00;

Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$60.000,00.

Da análise das propostas

6. As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se em 15 de junho de 2021. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.

Resultados

7. Os resultados serão divulgados a partir do dia 17 de junho de 2021, mediante notificação por e-mail ao proponente.

É possível solicitar reanálise ao Comitê, apresentando justificativa detalhada, pelo e-mail atendimento@aguia.usp.br até 24 de junho de 2021.

Da Prestação de Contas

8. A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a AGUIA pelo e-mail atendimento@aguia.usp.br até o dia 31 de maio de 2022;

8.1 A prestação de contas deve conter planilha (cujo modelo será enviado em data oportuna) com a lista por ordem cronológica do(s) empenho(s) da(as) despesa(as) e cópias digitais dos seguintes documentos: (a) notas de empenho, (b) notas fiscais eletrônicas do prestador de serviços, (c) liquidação de despesa e (d) nota de pagamento;

8.2 Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à AGUIA, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado;

8.3 A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à AGUIA no prazo, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.

O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.

São Paulo, 05 de abril de 2021

Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

Prof. Dr. Jackson Cioni Bittencourt – (AGUIA/ICB) – Titular – Presidente

Profa. Dra. Maria Dolores Montoya Diaz (FEA) – Titular

Prof. Dr. Martin Grossman (IEA/ECA) – Titular

Prof. Dr. Luiz Fernando Onuchic (FM) – Titular
Profa. Dra. Suely Kazue Nagahashi Marie (FM) – Suplente

Prof. Dr. Rogério Mugnaini (ECA) – Titular
Prof. Dr. Marivalde Moacir Francelin (ECA) – Suplente

Bibliotecária Juliana de Souza Moraes (ICMC) – Titular
Bibliotecário Marcelo Dozena (FZEA) – Suplente

Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (AGUIA) – Coordenadora do Comitê Executivo

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