• Português
  • English
Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

26/06 – 10h (BRT) | Acessibilidade em Software e Publicações OJS

Participe desta sessão para ouvir sobre melhorias de acessibilidade existentes e planejadas no software OJS!

Descrição do Evento

Publicação acessível significa criar conteúdo livre de barreiras para o maior público possível, independentemente de sua capacidade ou deficiência. Neste workshop, destacaremos as melhorias de acessibilidade existentes e planejadas no software OJS. Demonstraremos o processo de auditoria de acessibilidade do PKP e capacitaremos os usuários a relatar barreiras de acessibilidade por meio do nosso projeto Github aberto. Em seguida, mudaremos de assunto e falaremos sobre ferramentas e técnicas disponíveis para autores e editores para criar, avaliar e publicar conteúdo de forma acessível. Por fim, abordaremos as considerações para editores que buscam incorporar disposições de acessibilidade nas políticas de periódicos e fluxos de trabalho editoriais.

Inscrições gratuitas no link: https://pkp.sfu.ca/2024/04/30/accessibility-in-ojs-software-and-publications

Audiência pretendida

Gerentes de periódicos, editores, publicadores, administradores do OJS e suporte técnico/web, autores, leitores.

Resultados de aprendizagem

  • Participantes conhecem a funcionalidade de acessibilidade existente e planejada no OJS
  • Os usuários do OJS sabem como (e são incentivados) a identificar e relatar problemas de acessibilidade
  • As equipes de periódicos e autores aprendem sobre considerações de acessibilidade e ferramentas para conteúdo publicado
  • Os editores aprendem sobre a integração da acessibilidade aos procedimentos e fluxos de trabalho do periódico


Apresentador(es)

Israel Cefrin é especialista/desenvolvedor de tecnologia da informação de bibliotecas na Universidade de Waterloo (UW) em Waterloo, Ontário, onde também é copresidente do Comitê de Acessibilidade de Bibliotecas. Ele também atuou no PKP em diferentes funções, como Administrador de Sistemas, Pesquisador de UX e, mais recentemente, Especialista em Acessibilidade Digital. É consultor para tratar de questões de acessibilidade em Temas OJS e backend da plataforma. Na UW, Israel esteve envolvido na melhoria da acessibilidade das plataformas digitais da Biblioteca, incluindo periódicos hospedados no OJS, sites em Drupal, ferramentas estáticas de sites e soluções de fornecedores terceirizados. Suas principais atividades incluem auditorias de acessibilidade, relatórios, rastreamento e monitoramento de problemas de acessibilidade e correção de código seguindo as diretrizes das Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web (WCAG) e a legislação da Lei de Acessibilidade para Ontarianos com Deficiência (AODA). Ele também faz parte de uma comunidade de prática do Conselho de Bibliotecas Universitárias de Ontário (OCUL), que reúne funcionários de bibliotecas universitárias como bibliotecários e desenvolvedores para discutir e resolver problemas de acessibilidade na plataforma usada para hospedar seus sites chamada “Drupal Accessibility – Birds of Feather “. Atualmente, Israel também atende o Ceweb.br/W3C Capítulo São Paulo como revisor de tradução do documento oficial WCAG 2.2 para o português brasileiro.

Mariya Maistrovskaya é membro da equipe de Serviços de Publicação do PKP e ex-líder do Grupo de Interesse em Acessibilidade do PKP. Nesta função, ela liderou a criação de documentação e recursos educacionais sobre publicação acessível no OJS e além.

Gravação: Este webinar será gravado e a gravação será disponibilizada abertamente após o evento.

Promoção: Public Knowledge Project PKP

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais