Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

EDITAL 2017 – APOIO A PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA USP

Universidade de São Paulo
Sistema Integrado de Bibliotecas
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

 

O Edital 2017, do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, visa apoiar projetos que tenham por objetivo o aperfeiçoamento dos periódicos editados oficialmente pela USP nos seguintes aspectos: aumento do fator de impacto, internacionalização e produção editorial (incluindo diagramação, tradução, revisão gramatical e, excepcionalmente, impressão).

 

As propostas serão recebidas no período de 23 de junho a 23 de julho de 2017.

Da apresentação das propostas

Poderão apresentar solicitações de auxílio financeiro os editores responsáveis pelas revistas científicas editadas oficialmente pela USP e credenciadas no Programa de Apoio as Publicações Científicas Periódicas, excetuando-se aquelas publicadas por alunos, cujo apoio restringe-se à participação no Portal de Revistas da USP, Seminário de Editores USP e cursos de gestão editorial online oferecidos pelos SIBiUSP.

 

Da documentação

A documentação necessária para participação nesse edital refere-se:

  • Proposta de projeto do periódico científico para o período 2017-2018 contendo:
  1. Folha de rosto  com:  a identificação da publicação,  ISSN, Unidade de vínculo do periódico,  proponente (editor), Título do projeto e ano;
  2. Apresentação do periódico com destaque para sua inserção na área principal de interesse;
  3. Política de direitos autorais e licenças de uso;
  4. Política de ética e plagiarimo;
  5. Informação sobre o sistema informatizado para recebimento e gestão de manuscritos (Open Journal Systems, ScholarOne etc);
  6. Número de artigos recebidos, rejeitados e publicados no período de 2013-2016;
  7. Autoria – quantidade de autores afiliados a instituições brasileiras e estrangeiras no período 2013-2016
  8. Conselho científico – indicar quantidade dos membros afiliados a USP e outras instituições nacionais e estrangeiras;
  9. Objetivos do projeto e estratégias para seu alcance;
  10. Descrição das necessidades e itens de despesas que estão sendo solicitados nesse edital com respectivos orçamentos e cronograma de atividades. Não agrupar os itens de despesa, por exemplo, produção editorial, mas indicar cada serviço individualmente, revisão de texto (português), revisão de texto (inglês), diagramação, xml etc;
  11. Classificação no sistema Qualis com identificação da área correspondente, caso existam várias destacar aquela da área principal. Indicar se a avaliação atual, Quadriênio 2013-2016, apresentou melhoria na classificação em relação a avaliação no triênio 2010-2012;
  12. Bases de dados e portais de texto completo onde o periódico está indexado e/ou resumido;
  13. Infraestrutura: apresentar a contrapartida e respaldo com que a equipe editorial da revista conta. Informar, por exemplo, se a revista possui sede própria ou em parceria com outras Publicações;
  14. Indicar os recursos humanos envolvidos na equipe, com especificação do vínculo (funcionário USP, estagiário, bolsista, pós-graduando etc) e função (secretário, diagramador, editor-executivo, bibliotecário etc).
  15. Quadro demonstrativo com todas as receitas, respectivas fontes, e despesas efetuadas no ano de 2016 pelo periódico em questão (tanto referente ao apoio detse Programa como qualquer outro).  Detalhar cada item de despesa, por exemplo, diagramação, tradução, revisão, impressão, pagamento de pessoal terceirizado etc.
  • Prestação de contas. Os editores contemplados no Edital 2016 do Programa de Apoio as Publicações Científicas Periódicas da USP deverão encaminhar o Relatório de conclusão, acompanhado da respectiva prestação de conta devidamente documentada com notas fiscais, recibos ou notas de empenho.
  • Documentação de convênios de co-edição. Os editores de periódicos publicados em co-edição deverão apresentar cópia do documento de convênio vigente assinado. Para os convênios expirados também deverão apresentar relatório de conclusão destacando resultados alcançados e os investimentos realizados pelos convenentes no período de vigência do convênio.

 

Toda a documentação, apresentada de forma individualizada por periódico, deverá ser encaminhada por meio de processo aberto no setor/serviço de protocolo da unidade de vínculo do periódico. As propostas encaminhadas por e-mail serão desconsideradas.

 

Da análise das propostas

Os projetos serão analisados pela Comissão de Credenciamento em reunião a realizar-se no mês de agosto de 2017. Os projetos recebidos após 23 de julho de 2017, ou encaminhados fora do padrão solicitado, não serão analisados pela Comissão. As revistas com pendências junto ao Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP ou que tenham irregularidades identificadas em suas prestações de contas deverão reapresentar a documentação em até 30 dias, contados a partir da comunicação do resultado da análise do projeto. Caso a documentação não seja encaminhada neste prazo o pedido será cancelado. A Comissão de Credenciamento reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.

 

São Paulo, 23 julho de 2017.

Dra. Maria Fazanelli Crestana

Departamento Técnico
Sistema Integrado de Biblioteca da USP

Prof. Carlos de Almeida Prado Bacellar

Presidente
Comissão de Credenciamento

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais