Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

É editor(a) novo(a) e precisa de orientação?

Esta é uma reprodução da matéria publicada na Newsletter da Universidade do Minho (Portugal) [1]

A função de editor/a de uma revista traz bastante responsabilidade na definição de políticas, procedimentos e relações a estabelecer, principalmente se a sua experiência na área esteve sempre associada a papéis como revisor/a e/ou autor/a. Por isso, o Committee on Publication Ethics (COPE) – https://publicationethics.org/ – lançou algumas diretrizes que oferecem uma estrutura que o/a ajudará, entre outros aspectos, a organizar a abordagem que terá na sua nova posição, familiarizar-se com as práticas atuais na área editorial, construir relações com outros membros da área editorial e, por fim, validar necessidades de desenvolvimento.

Abaixo resumimos os pontos-chave das diretrizes, que poderá explorar aqui [2]

– Familiarize-se com os fluxos de trabalho, políticas e práticas atuais das revistas existentes.

– Consulte as práticas essenciais da COPE para estabelecer a infraestrutura da revista, políticas editoriais e processos éticos.

– Estabeleça contatos com os membros da área editorial: revisores/as, autores/as, outros/as editores/as, para aprender com as suas experiências e estabelecer expectativas e diretrizes e identificar possíveis áreas de desenvolvimento.

– Construa relações com o diretor da revista e os seus contactos editoriais, pessoal de produção e marketing, para entender os processos e identificar o suporte que eles podem oferecer para a sua nova função de editor/a.

– Reveja o processo de revisão por pares da revista para garantir que reflete as melhores práticas, atende às necessidades da revista e é consistente com as instruções para autores/as.

– Certifique-se que a revista tenha procedimentos para lidar e responder a reclamações e casos possíveis de má conduta/comportamento inadequado.

– Acompanhe as inovações e debates sobre as boas práticas de publicação, no que concerne aos novos modelos de revisão por pares e práticas.

== REFERÊNCIA ==

[1] COSTA, Susana. É o/a novo/a editor/a de uma revista e precisa de orientação? UMinho Newsletter, nov. 2022. Disponível em: https://openscience.usdb.uminho.pt/?p=8434 Acesso em: 28 fev. 2023.

[2] COPE. A Short Guide to Ethical Editing for New Editors. COPE, 2019. Disponível em: https://publicationethics.org/sites/default/files/COPE_G_A4_SG_Ethical_Editing_May19_SCREEN_AW-website.pdf

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais