Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

LATINDEX Catálogo 2.0 Critérios para indexação de revistas

Latindex

Release de Elisabeth Dudziak – Portal de Revistas da USP

A Latindex é uma rede de 24 instituições que atuam de forma coordenada para reunir e divulgar informações sobre revistas científicas produzidas na região, integrando também aquelas que divulgam estudos ibero-americanos no mundo. A sua inscrição e consulta são gratuitas. Oferece dois serviços de informação: 1. Diretório, com dados bibliográficos e de contato de periódicos impressos e online cadastrados e 2. Catálogo 2.0, composto por periódicos online que atendem aos mais altos padrões de qualidade. Em uma segunda etapa, será oferecido o acesso aos artigos dos periódicos que fazem parte do Catálogo 2.0.

Catálogo: seleção de revistas que atendem aos critérios de qualidade editorial criados pela Latindex. Desde 2018 o Catálogo 2.0 substitui as qualificações anteriores aplicadas entre 2002 e 2017. O Catálogo 2.0 aplica-se apenas aos periódicos eletrônicos.

Que informações o Diretório fornece?
O Diretório registra as informações bibliográficas e editoriais de cada revista, oferecendo dados como título, país de publicação, temas, editorial, responsáveis, contato, tiragem, preço, entre outros.

Que tipo de revistas estão incluídas no Latindex?
Somente periódicos com conteúdo acadêmico podem ser cadastrados; Podem ser revistas de pesquisa científica, profissionais técnicos e de divulgação científica e cultural. Você pode consultar a definição de cada um no Glossário Latindex: Glossary_Latindex_esp.pdf

Onde solicito que minha revista seja incluída no Diretório?
Veja a seção “ Coordenadores ” ; Lá você encontrará o nome e os dados de contato dos coordenadores da Latindex nos países participantes. Você também pode usar o formulário disponível na seção “ Formulário de registro e atualização do diretório ” .

Onde solicito que minha revista seja incluída no Catálogo?
Se você deseja que sua revista seja considerada para o Catálogo, deve entrar em contato com a instituição que representa seu país. No Brasil, o contato Latindex no Brasil é Bianca Amaro (IBICT) no e-mail: latindex@ibict.br

Bianca Amaro Latindex

Onde posso consultar as características de qualidade do Catálogo 2.0?
Existem 38 características de qualidade para revistas online. Você pode revisá-los na seção Aplicativo – Aplicativo de Catálogo 2.0 (Metodologia)

Como posso atualizar os dados da minha revista?
Consulte a seção “ Inscrição – Formulários de cadastro e atualização do diretório ” . Você precisará se registrar para inserir um novo periódico ou atualizar os dados de um periódico existente. As informações serão verificadas pela instituição do país correspondente. Outra forma é contatar o parceiro que representa seu país.

O que preciso para manter o registro do meu periódico atualizado?
Para se manter atualizado no Latindex, é necessário manter seus dados cadastrais atualizados, portanto, o responsável pela publicação deve notificar as alterações através de uma modificação no módulo de editores do site ou entrando em contato com o centro de coleta correspondente.

Leituras adicionais recomendadas:

CAMPOS, F. de F.; VILAS BOAS, R. F.; AMARO, B. A aplicação dos critérios de qualidade editorial do Catálogo 2.0 do Latindex nas revistas científicas brasileiras: uma análise preliminar. Palabra Clave (La Plata)[S. l.], v. 11, n. 2, p. e157, 2022. DOI: https://doi.org/10.24215/18539912e157. Disponível em: https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/pce157. Acesso em: 16 mai. 2022. 

LATINDEX. Documentos de Latindex. Disponível em: https://www.latindex.org/latindex/editores/documentosLatindex

LATINDEX FAQs. Disponível em: https://www.latindex.org/latindex/FAQ Acesso em 16 maio 2022.

LATINDEX. Recursos para la visibilidad e indización de revistas académicas. Feb. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/wp/wp-content/uploads/Latindex-Recursos-para-visibilidad-e-indizacion-de-revistas-academicas-2021.pdf Acesso em: 16 maio 2022.

LATINDEX. Revistas espúrias – Guia para editores. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/wp/wp-content/uploads/Revistas_espurias-Guia_para_editores_definitiva.pdf

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais