Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Afirmação e retomada de uma trajetória: novas perspectivas da Revista de Terapia Ocupacional da USP

Terapia ocupacional

A Revista de Terapia Ocupacional da USP é um periódico nacional com longa trajetória histórica, sendo editado desde 1990. Nessas quatro décadas, cumpriu importante papel de divulgação da produção científica e profissional e configurou-se como espaço significativo de compartilhamento de conhecimento que impulsionou a construção de boas práticas em Terapia Ocupacional. O diálogo com pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e de outros países também permitiu o intercâmbio de saberes, fundamentais para o aprimoramento do campo e da pesquisa.

Esta é uma reprodução do Editorial da Revista de Terapia Ocupacional 2022/2023 [1].

Nos últimos anos as dificuldades para sua sustentação financeira, aposentadoria de diversos responsáveis pela revista e, ainda, desafios trazidos pela pandemia COVID-19, resultaram em interrupção temporária da publicação da revista, tendo sido o último número editado em dezembro de 2020.

Em 2022, retomamos as atividades e as articulações institucionais no sentido de realizar a reestruturação editorial do periódico e buscar recursos, que viessem a garantir sua produção de forma contínua. Ao mesmo tempo, realizamos esforços para organizar um volume de retomada. Fruto desses esforços, é com enorme satisfação que apresentamos o volume 32, referente aos anos 2021-2022. Este volume conta com artigos originais e de revisão da literatura, relatos sobre projetos e experiências e pontos de vista, produzidos por docentes, terapeutas ocupacionais, estudantes e colaboradores dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão da Área de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP.

Os leitores poderão acessar artigos com temas variados que incluem investigações, reflexões e experiências relativas:

  • à atenção, pesquisa e ensino de terapia ocupacional no contexto da pandemia COVID-19,
  • à intervenção em instituições de longa permanência para idosos e
  • à terapia ocupacional em Saúde e Trabalho – seja em contextos hospitalares, na experiência de grupo de estudos e práticas, na discussão sobre aposentadoria por idade e em apontamentos teóricos sobre esse campo.

Há também produções sobre a inclusão escolar e os modos de vida de estudantes e jovens com deficiência, o acesso de pessoas com deficiência a serviços públicos, a inclusão dessas pessoas no mundo do trabalho e os sentidos da deficiência atribuídos por profissionais. Outros artigos versam sobre as questões de saúde mental fomentadas pelo cotidiano acadêmico e as relações das mulheres, considerando-se as violências de gênero. Há contribuições também que abordam os significados do brincar em Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, a vida cotidiana de famílias adotivas e os circuitos de jovens nas periferias de São Paulo.

Em relação às práticas em cenários hospitalares, há produções que abordam as especificidades do cuidado de crianças, a abordagem grupal e as práticas colaborativas com adultos e idosos, a morte no hospital na perspectiva de residentes, a saúde cardiovascular do idoso, o raciocínio clínico a partir do referencial dos cuidados paliativos, e um estudo de caracterização da produção bibliográfica atual.

Este volume agrupa temas essenciais para a pesquisa, o ensino e a prática da terapia ocupacional e áreas afins. Ressaltamos que trata-se apenas de uma amostra da diversidade das questões que a Revista de Terapia Ocupacional da USP virá a publicar.

Estamos também reestruturando o conselho editorial e as regras de submissão, criando condições para agilizar o tempo da publicação de artigos aprovados, melhorar a indexação em bases de dados de maior impacto e aumentar a visibilidade internacional. Com isso, as submissões de novos artigos para 2023 estão sendo abertas.

Acreditando na importância desse periódico para a Área de Terapia Ocupacional, convidamos a todos da comunidade acadêmica e profissional a colaborarem com artigos.

Saiba mais e submeta seu artigo: https://www.revistas.usp.br/rto/announcement/view/1520

Por bons recomeços nesse ano que se inicia!

== REFERÊNCIA ==

[1] SOARES, C. R. S. .; OLIVER, F. C. .; BARROS, . J. de O. .; BATISTA, M. P. P. .; OTHERO, M. B. .; MURAMOTO, M. T. .; GALHEIGO, S.; LANCMAN, S. . Afirmação e retomada de uma trajetória: novas perspectivas da Revista de Terapia Ocupacional da USP. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo[S. l.], v. 32, n. 1-3, p. e207164, 2022. DOI: https://www.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v32i1-3pe207164. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/207164. Acesso em: 25 mar. 2023.

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais