Release de Elisabeth Dudziak – Portal de Revistas da USP
Em 2019, o COPE (Committee on Publication Ethics), com o apoio da Routledge (parte do Taylor & Francis Group), encomendou uma pesquisa primária com a Shift Learning para entender melhor o cenário ético das publicações para editores que trabalham em periódicos das artes, humanidades e ciências sociais. Os resultados dos periódicos de Ciências Sociais mostram quais são os problemas mais sérios, mais difundidos e mais frequentes, onde editores têm menos confiança em lidar. Esta é uma tradução livre da matéria da COPE sobre o Relatório [1].
As barreiras de linguagem e escrita foram citadas como o principal problema de ética enfrentado pelos editores de periódicos de Ciências Sociais. Esse grupo de editores também relatou que a detecção de plágio e baixos padrões de atribuição eram o problema mais sério que eles enfrentavam e que os problemas relacionados à propriedade intelectual e aos direitos autorais eram aqueles que eles se sentiam menos confiantes em abordar.
Concluído por mais de 650 editores de periódicos (não apenas membros do COPE), o estudo mostrou os seguintes resultados principais:
O Relatório apresenta a metodologia do estudo, as descobertas sobre questões identificadas pelos 650 editores que responderam ao questionário e sua conscientização sobre o COPE e seus recursos.
Nos apêndices, as respostas para cada uma das oito grandes categorias de assuntos foram divididas em: Artes; Negócios, Economia e Finanças; Educação; Humanidades; Direito; Biblioteca e Ciência da Informação; Multi e Interdisciplinar; e Ciências Sociais, para mostrar quais questões cada uma das áreas classificou como as mais graves, frequentes e prevalentes – e aquelas que se sentiram menos confiantes de abordar.
== Referência ==
[1] COPE. Committee on Publication Ethics. Exploring publication ethics in the arts, humanities, and social sciences: A COPE study 2019. Disponível em: https://publicationethics.org/AHSS-Study Acesso em: 27 maio 2020.
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