Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Ranking Google das Revistas do Portal de Revistas USP – Julho 2021

Matéria de Elisabeth Dudziak – Portal de Revistas da USP – com informações do Google.

As métricas acadêmicas fornecem uma maneira fácil para os autores e editores avaliarem rapidamente a visibilidade e a influência de artigos recentes em publicações acadêmicas e o Scholar Metrics resume citações recentes de muitas publicações, para ajudar os autores a considerarem onde publicar suas novas pesquisas [1].

Nesta matéria, apresentamos a lista de classificação das revistas do Portal de Revistas USP. De qualquer forma, caso algum editor possua informações adicionais, a lista pode ser atualizada sempre que necessário.

Google Metrics

De acordo com as informações fornecidas pelo Google Scholar, para começar, o usuário pode navegar pelas 100 principais publicações em vários idiomas , ordenadas por suas métricas de índice h de cinco anos e mediana h. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique no número do índice h para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.

O usuário também pode explorar publicações em áreas de pesquisa de seu interesse. Para navegar por publicações em uma ampla área de pesquisa, selecione uma das áreas na coluna da esquerda. Por exemplo: Engenharia e Ciência da Computação ou Saúde e Ciências Médicas .

Para explorar áreas específicas de pesquisa, selecione uma das áreas amplas, clique no link “Subcategorias” e selecione uma das opções. Por exemplo: Bancos de Dados e Sistemas de Informação ou Economia do Desenvolvimento.

A navegação por área de pesquisa está, ainda, disponível apenas para publicações em inglês. O usuário pode, é claro, pesquisar publicações específicas em todos os idiomas por palavras em seus títulos.

Atualmente, as métricas acadêmicas são baseadas no índice atualizado em julho de 2021.

Métricas Disponíveis

índice h de uma publicação é o maior número h, de modo que pelo menos h artigos dessa publicação foram citados pelo menos h vezes cada. Por exemplo, uma publicação com cinco artigos citados por, respectivamente, 17, 9, 6, 3 e 2, tem o índice h de 3.

h-core de uma publicação é um conjunto dos h artigos mais citados da publicação. Esses são os artigos nos quais o índice h se baseia. Por exemplo, a publicação acima tem o h-core com três artigos, os citados por 17, 9 e 6.

mediana h de uma publicação é a mediana das contagens de citações em seu núcleo h. Por exemplo, a mediana h da publicação acima é 9. A mediana h é uma medida da distribuição de citações aos artigos no núcleo h.

Finalmente, a h5-índice , h5-núcleo , e h5-mediana de uma publicação são, respectivamente, o índice h, h-núcleo, e h-mediana de apenas aqueles artigos que foram publicados nos últimos cinco calendário completo anos.

O índice h5 e a mediana h5 são exibidos para cada publicação incluída. Também é exibido um h5-core inteiro dos artigos, junto com suas contagens de citações, para que seja possível ver quais artigos contribuem para o índice h5. Clique na contagem de citações de qualquer artigo no h5-core para ver quem o citou.

Inclusão e Correções

Se o usuário não conseguir encontrar o periódico que procura, deve tentar pesquisar pelo título abreviado ou pelo título alternativo. Às vezes, existem várias maneiras de se referir à mesma publicação. (Curiosidade: há 959 maneiras de se referir ao periódico PNAS.)

Se o usuário está se perguntando por que seu periódico não está incluído, ou por que tem menos citações do que certamente merece, muitas vezes é uma questão de configurar seu site para indexação no Google Scholar. Por favor, consulte o manual de inclusão . Além disso, lembre-se de que Scholar Metrics inclui apenas publicações com pelo menos cem artigos nos últimos cinco anos.

Cobertura de Publicações

Atualmente, o Scholar Metrics cobre artigos publicados entre 2016 e 2020. As métricas são baseadas em citações de todos os artigos que foram indexados no Google Scholar em julho de 2021 . Isso também inclui citações de artigos que não são cobertos pelo Scholar Metrics.

Como o Google Scholar indexa artigos de um grande número de sites, nem sempre é possível dizer em qual periódico um determinado artigo foi publicado. Para evitar a identificação incorreta de publicações, foram incluídos apenas os seguintes itens:

  • artigos de periódicos de sites que seguem nossas diretrizes de inclusão ;
  • artigos de conferências selecionados em Engenharia e Ciência da Computação.

Além disso, foram excluídos especificamente os seguintes itens:

  • opiniões judiciais, patentes, livros e dissertações;
  • publicações com menos de 100 artigos publicados entre 2016 e 2020;
  • publicações que não receberam citações de artigos publicados entre 2016 e 2020.

No geral, Scholar Metrics cobre uma fração substancial dos artigos acadêmicos publicados nos últimos cinco anos. No entanto, eles atualmente não cobrem um grande número de artigos de publicações menores.

== Referência ==

GOOGLE. Google Scholar Metrics. Julho 2021. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar/metrics.html Acesso em 30 jul. 2021.

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais