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Recomendações do Portal de Revistas da USP

A atualização constante dos conteúdos das Revistas USP e o respeito a padrões internacionais de editoração científica são atividades essenciais à manutenção da qualidade editorial e visibilidade das revistas. No contexto da publicação científica digital, os metadados ( título, nomes de autores, nomes das afiliações, resumo, abstract, palavras-chave, licenças, referências) são elementos essenciais à identificação, descoberta e disseminação de artigos, resenhas, revisões, entrevistas, etc. em bases de dados e indexadores, incluindo o Google.
É necessário atender às recomendações abaixo que seguem diretrizes internacionais de editoração de periódicos e de gestão de metadados. Consulte o Tutorial de Revisão – Editoração.

Recomendações para preenchimento dos metadados dos artigos

  • Sempre finalize a editoração na Etapa “Editoração”, não deixe o artigo na Etapa de edição de texto
  • Sempre consulte o Artigo para completar as informações dos metadados. Não realize a edição do artigo suprimindo informações
  • Título do artigo: preencher não só o título em português, como também os títulos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo. Não utilizar nenhuma pontuação ao final do título, mesmo que haja subtítulo. Utilizar maiúscula apenas em nomes próprios e na palavra que inicia o título.
  • Preencha título e subtítulo no Campo título. Não utilize o campo subtítulo, pois essa informação é perdida quando o DOI é ativado. Exemplo de título correto: A vida social: um estudo de caso
  • Resumo do artigo:  preencher não só o resumo em português, como também os resumos nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo
  • Resumo do artigo: não utilizar itálico nem negrito no Resumo ou Abstract ou Resumen pois isso pode prejudicar a rastreabilidade do Google
  • Autor e Co-autor: o último sobrenome deve ser o último sobrenome, exceto para sobrenomes compostos. Erro comum: da Silva. Corrigir para Silva
  • Autor e Co-autor: utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação dos autores. Ex. Antonio Carlos Souza
  • Autor e Co-autor: prezar pela correta identificação dos autores referente ao país, afiliação institucional (nome da instituição por extenso) e preenchimento do link para o ORCiD
  • Autor e Co-autor: não utilizar nomes corporativos. Nunca utilizar, por exemplo, como nome de autor Revista “X” ou Grupo de Estudos “Y”. Autores sempre são pessoas, com nome e sobrenome, mesmo em Editoriais, Apresentações, etc.
  • Afiliação/Instituição do Autor: não utilizar siglas. Não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Preencher a denominação sempre por extenso, do maior para o menor. Utilizar letras maiúsculas e minúsculas na identificação da afiliação
    • Ex. Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    • Ex. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    • Ex. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    • Ex. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    • Ex. Faculdade Cásper Líbero
  • Afiliação/Instituição do Autor – Nunca utilizar no campo afiliação a atividade ou grau do autor
  • Biografia: esse campo, localizado logo após o campo de afiliação/instituição, é destinado a apresentar informações sobre titulação e atividades dos autores, contato, desde que mencionadas no artigo
  • Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma, não só em português, como também nos outros idiomas, sempre de acordo com as informações constantes no artigo, iniciando cada palavra-chave com letra maiúscula
  • Palavras-chave: após cada palavra-chave inserida pressionar Enter. Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, pois isso prejudica a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet
  • Financiamento: sempre consultar o Artigo para recuperar e preencher metadados de financiamento, incluindo, além do nome da Agência, o nº do financiamento
  • Agência de Fomento/Financiamento: habilitar o Plugin ‘Dados de Financiamento’, que captura dados diretamente do FunRef CrossRef. Ex. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. http://dx.doi.org/10.13039/501100001807
  • Agência de Fomento/Financiamento: não traduzir para outros idiomas, pois nomes próprios não devem ser traduzidos. Utilize o Plugin ‘Dados de Financiamento’ mencionado acima. Caso não esteja habilitado, clique em Configurações > Website > Plugins > Financiamento. Clique na opção para habilitar
  • Referências: adicione a lista de Referências em campo próprio para tal nos metadados do artigo. Caso esse campo não esteja aparecendo, habilite-o por meio das Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissões. Insira as Referências nos Metadados de todos os artigos
  • Referências: não utilize traços quando houver repetição de autores. Lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências foi publicada em novembro de 2018 e aboliu o uso do traço quando há repetição de autoria. É necessário repetir o sobrenome e nome do autor(es), sempre que houver mais de uma referência do mesmo(s) autor(es)
  • Referências: realize a revisão de cada Referência, certificando-se de que constem autorias corretas e links corretos. Os nomes DOI devem ser inseridos sempre que possível na forma de link ativo. Ex: https://doi.org/10.18535/ijsrm/v8i07.el01
  • Referências: Inclua cada referência em uma nova linha de modo que possa ser extraída. Extraia as Referências após a conferência das informações, para que os links se tornem ativos
  • Licença Creative Commons: todos os artigos de todas as Revistas devem exibir o selo Creative Commons
  • Identificador DOI: atribuir ou seja, salvar o DOI (Digital Object Identifier) em cada um dos artigos clicando na aba Identificador. A ativação junto à Crossref é realizada depois da publicação pela Equipe da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica logo que possível, após revisão dos metadados
  • Data da edição: deve sempre ser compatível com a data de publicação. Ajuste a data caso publique qualquer edição em atraso, para que não haja discrepâncias
  • Sumário: certifique-se que a ordem dos artigos no Sumário esteja correta

Ressaltamos ainda que alguns desses campos podem ser preenchidos pelos autores no momento da submissão dos artigos, desde que essa funcionalidade esteja habilitada para eles. Para tanto, é necessário selecionar esses campos nas Configurações de Fluxo de Trabalho na aba Submissão.

Consulte também o Tutorial de revisão e correção de metadados de artigos.

Dúvidas? Consulte as FAQs do Portal de Revistas da USP ou envie mensagem para a Equipe do Portal pelo e-mail atendimento@aguia.usp.br

 

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