Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Serviços oferecidos

== Portal de Revistas USP ==

A equipe da Divisão de Gestão de Desenvolvimento, Inovação e Coleções Digitais da ABCD usa Open Journal Systems (OJS) para apoiar a publicação de periódicos acadêmicos e científicos de acesso aberto liderados por docentes, estudantes e pesquisadores. Saiba mais sobre o que oferecemos, nossas políticas e os principais benefícios de usar nossa plataforma e serviço OJS.

A ABCD ajuda acadêmicos e estudantes a administrar seus próprios periódicos on-line ou a migrar títulos existentes em outros websites. Fornecemos uma plataforma de hospedagem, treinamento e aconselhamento contínuo, orientação e suporte técnico por meio do atendimento@abcd.usp.br

Alguns dos principais benefícios do nosso serviço estão listados abaixo:

  • As revistas vinculadas às Unidades, Institutos, Centros e Museus da universidade podem hospedar e publicar as edições (atuais e retrospectivas) gratuitamente no Portal de Revistas USP, desde que sejam reconhecidas pelas unidades e credenciadas no Programa de Apoio a Publicações Periódicas da USP.
  • Cobrimos os custos de hospedagem e backup online, além de atualizações técnicas do Open Journal System (OJS) e registro de DOIs junto à Crossref.
  • O serviço baseia-se no modelo de publicação de periódicos “Diamond Open Access”, ou seja, a instituição fornece recursos financeiros aos periódicos por meio de Editais Anuais. Em contrapartida, os periódicos ficam disponíveis em acesso online gratuito e permanente ao seu conteúdo e não cobram Taxas de Processamento de Artigos (APCs). Seguir um modelo de Acesso Aberto significa que os periódicos podem ser lidos por qualquer pessoa, sem barreiras de preço. Também ajuda a promover sua visibilidade, utilização e impacto.
  • Utilizamos a versão mais recente do Open Journal Systems (OJS), uma plataforma de gerenciamento e publicação de software aberto para periódicos baseada na web que pode ser usado para gerenciar todo o fluxo de trabalho editorial, incluindo submissão e revisão por pares, ou apenas para publicação online.
  • Nossa equipe inclui bibliotecários, técnicos e analistas que auxiliam em todas as etapas da configuração da sua revista, incluindo a configuração inicial do site da revista e a personalização básica da interface do usuário. Estamos à disposição para sanar dúvidas técnicas e unificação de perfis, designação de usuários e papeis, além de plugins.
  • A Agência tem um acordo com a LOCKSS e faz backup do conteúdo publicado, para garantir sua preservação e arquivamento adequado.
  • A Agência fornece informações sobre a indexação de periódicos em Bases de Dados nacionais e internacionais. Também orienta os editores(as) a preparar seu periódico e site para garantir que atenda aos critérios de elegibilidade para as diversas bases de dados de resumos e indexação.
  • A Agência realiza o registro de ISSN do periódico junto ao Centro Brasileiro de ISSN e também registra o DOI do título na Crossref, arcando com os custos de ativação. Os DOIs terão o prefixo da USP
  • Fornece conselhos e diretrizes de melhores práticas sobre questões relativas à publicação acadêmica
  • Fornece tutoriais e atende solicitações de orientação de uso do sistema OJS
  • Mantém um serviço de Frequently Asked Questions (FAQs) no Portal de Revistas USP para esclarecimento rápido de dúvidas

Os Editores: 

São responsáveis pela atualização do site da revista e gerenciamento  dos fluxos de trabalho editorial e de produção , incluindo:

  • submissões
  • revisão por pares
  • edição
  • revisão e tradução
  • layout da página
  • composição
  • manipulação de ilustrações e arquivos multimídia

Publicar conteúdo online, garantindo que as informações bibliográficas e o preenchimento dos metadados estejam completos e corretos

Espelhar a publicação das edições no Portal de Revistas USP, caso o periódico esteja hospedado em outro website

Gerenciar a promoção do periódico , incluindo quaisquer contas de mídia social ou listas de leitores

Seguir as diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE) sobre ética, integridade e resolução de conflitos

O DOI do artigo deve ser incluído no PDF do texto completo e os autores são solicitados a adicionar DOIs à lista de referências e ORCiDs às suas identificações

Garantir que o conteúdo publicado não infrinja direitos autorais de terceiros 

Publicar conteúdo de acordo com o cronograma de publicação da revista

Responder às comunicações da Agência em tempo hábil

Informar a ABCD sobre quaisquer mudanças significativas na gestão da revista

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais