Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Sobre o Portal

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas, no âmbito do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo.

Apoiado na filosofia do Acesso Aberto, o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional.

Em 2012 foi remodelado, alterando-se inclusive sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo à internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade.

Com isso passou a integrar a rede de portais de revistas científicas que utiliza o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.

O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacionais e internacionais, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project e outros. No âmbito interno,  encontra-se indexado pelo Portal de Busca Integrada, uma plataforma de descoberta de conteúdos digitais mantida pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica.

O Credenciamento de revistas no Programa implica no atendimento a uma série de critérios de qualidade definidos e aplicados com apoio de um Comitê Científico.

Esse Comitê é composto por representantes docentes das diversas áreas de conhecimento e um bibliotecário que coordena as atividades da equipe dedicada ao Portal de Revistas.

Para mais informações sobre os critérios de hospedagem de revistas no Portal, consulte a aba Credenciamento.

Apoio às publicações científicas periódicas da USP

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP promove ações que estimulam o aperfeiçoamento, a preservação e a profissionalização das publicações científicas periódicas editadas oficialmente por unidades, órgãos de integração e órgãos complementares da Universidade.

Todas as revistas editadas pela USP e credenciadas pelo Programa estão disponíveis no Portal de Revistas da USP

Assim, hoje, além de ações de capacitação periódicas, suporte de pessoal qualificado e apoio financeiro, os artigos das revistas também possuem o Digital Object Identifier (DOI).

Benefícios

Os benefícios das publicações hospedadas no Portal de Revistas da Universidade de São Paulo são:

  • Publicação em plataforma digital de acesso aberto.
  • Identidade e independência de cada revista com sua própria interface e domínio.
  • Armazenamento em servidor institucional.
  • Divulgação de conteúdo para texto completo em diversos formatos.
  • Disponibilidade do conteúdo e rastreabilidade por outros bancos de dados por meio do protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocolo para Coleta de Metadados)

Conteúdo

O conteúdo das revistas que compõe o Portal de Revistas USP, incluindo os metadados, são de responsabilidade dos seus editores.

Creative Commons License Todos os conteúdos das revistas hospedadas no Portal de Revistas USP estão sob licença Creative Commons 4.0, exceto onde indicado de outro modo.

© 2012 - 2021 AGUIA - Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica