Educação, intelectualidade e desenvolvimento na Nova China: breve apresentação histórica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2675-4614.v2i01p104-118Palavras-chave:
China , Desenvolvimento, Educação, Reforma Política, Reforma EconômicaResumo
Este artigo busca apresentar um apanhado histórico demonstrativo sobre como a educação, a intelectualidade e o desenvolvimento foram se consolidando a partir dos eventos que culminaram na formação da República Popular da China. Identificando impasses, estratégias políticas e desafios que o governo e a população atravessaram. A maneira como os planos governamentais influenciaram culturalmente e impactaram a China nestes importantes componentes sociais ajudam a explicar muitos acontecimentos marcantes do período como o Grande Salto Adiante e o Novo Quatro de Maio. O estudo elaborado também aponta mudanças de paradigma que impactaram os intelectuais e a ligação direta que isto teve no sistema educacional do período. A partir deste cenário, é possível evidenciar um distanciamento em relação às características antigas que conhecemos da China.
Referências
AMARAL, Gabriela Cristina Granço do. A diplomacia de “Ascensão Pacífica” como estratégica de política externa da China: As relações com o Vietnã e as disputas sobre as ilhas. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) 2013. Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, UNESP, UNICAMP e PUC/SP. São Paulo, 2013.
HAN, J.; SUEN, W.; ZHANG, J.. Picking up the losses: The impact of the Cultural Revolution on human capital reinvestment in urban China. Hong Kong: University of Hong Kong and Chinese University of Hong Kong, 2009.
HU, Chang -Tu. Chinese Education under Communism. New York: Columbia University, 1962. 157 p.
MAO JUNIOR, José Rodrigues; SECCO, Lincoln Ferreira. A revolução chinesa: até onde vai a força do Dragão? São Paulo: Scipione, 1998. 99 p.
MENG, Xin.; GREGORY, R. G. The impact of interrupted education on subsequent educational attainment: A cost of the Chinese Cultural Revolution. Economic Development and Cultural Change, 2002. Vol. 50 No. 4. p.935-959.
MENG, Xin; ZHAO, Guochang. The intergerational effect of the chinese Cultural Revolution on Education. [s.l.]: The Australian National University, 2013.
MITTER, Rana. China moderna. Tradução Rosaura Eichenberg. Porto Alegre: L&PM, 2011. 176 p.
NAUGHTON, Barry. The chinese economy: transitions and growth. London: Massachusetts Institute of Technology Press, 2007. 528 p.
PIRES, Marcos Cordeiro. A ascensão da China: a estratégia chinesa de desenvolvimento e seu impacto na ordem mundial. Tese (Livre-docência). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP. Marília, 2013.
POMAR, Wladimir. A revolução chinesa. São Paulo: Editora UNESP, 2003. 179 p. Coleção Revoluções do século XX.
PRICE, Ronald Francis. Education in Communist China. London: Routledge & Kegan Paul, 1975. 318 p.
PRIESTLEY, Kenneth Ewart. Education Administration in Communist China. In: FRASER, Stewart E (Org). Education and Communism in China: an anthology of commentary and documents. London: Pall Mall Press, 1971. p. 105-126
SPENCE, Jonathan. The Search for Modern China. New York; London: W. W. Norton & Company, 2001. 2nd Ed.
TSANG, Chiu-Sam. Society, Schools and Progress in China. London: Pergamon Press Ltd., 1968.
TSANG, Mun C. Education and national development in China since 1949: oscillating policies and enduring dilemmas. In: China Review, 2000. 26 p.
WHEELWRIGHT, E. L.; MCFARLANE, Bruce. Desarollo y revolucion cultural en China. D.F. México: Editorial Nuestro Tiempo, 1972. 263 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ingrid Torquato Oliveira, Wesley da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.