Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A Revista Comunicação & Educação é uma publicação semestral (janeiro/junho; julho/dezembro) na área da Comunicação e Educação. Além disso, a Revista, hoje, é um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da Educomunicação.

  • Os artigos são recebidos em fluxo contínuo, isto é, recebemos textos em qualquer período do ano;
  • São aceitos artigos originais e inéditos de doutores. Serão aceitos artigos de doutorandos, mestrandos e mestres, desde que em coautoria com um doutor.
  • Os textos apresentados em congressos, simpósios e seminários são aceitos, com a condição de estarem modificados e estruturados em forma de artigos, serem inéditos e estarem de acordo com as normas de publicação.

1- Critérios para a publicação

a) Todos os trabalhos recebidos passam por análise prévia do Comitê Editorial, para avaliar a pertinência da submissão, quanto ao escopo e às normas da revista. Os trabalhos então aprovados são encaminhados, em sistema de avaliação cega (sem referência à autoria), para avaliação de pareceristas, membros do Conselho Científico ou pareceristas ad hoc. De posse dos pareceres, o artigo é avaliado pelo Comitê Editorial. Na sequência, encaminha-se ao autor uma resposta de aceitação, de modificação ou de recusa. As modificações para nova apresentação estarão sujeitas ao mesmo processo de submissão do artigo. Importante destacar que todo o processo, desde a submissão do artigo, envio a pareceristas, revisão e edição são feitos via plataforma OJS no site da revista.

b) As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores.

c) A submissão de originais implica a aceitação de que, em caso de publicação, o autor ceda seus direitos autorais à revista (em todos os suportes).

d) Submissões em português devem observar o Novo Acordo Ortográfico (decreto nº 6.583).

e) Os artigos devem ser submetidos pelo endereço eletrônico: http://revistas.usp.br/comueduc/index

2- Artigos

a) Os títulos devem ser curtos, e a intertitulação é necessária;

b) O(s) autor(es) (máximo de quatro) deve(m) apresentar um mini currículo de no máximo três linhas com o email;

c)  O artigo, no início do texto, deve ter resumo e abstract com no máximo 10 e no mínimo 8 linhas.

d) Sob o resumo, deverá haver 5 palavras-chave.

e) Tanto o resumo como as palavras-chave devem estar em português e inglês.

f) Cada artigo deverá ter no máximo 45 mil e no mínimo 30 mil caracteres com espaço, resumo e notas de rodapé;

g) Fonte: times new roman, corpo 12, entrelinhas com espaço 1,5;

h)Inserir número de página no fim da folha;

i)  Tamanho no papel: A4 (2,10 x 2,97 cm), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm;

j)  Normas: ABNT NBR 6023

3- Citações e Referências bibliográficas

a)    As citações devem ser em notas de rodapé.

Exemplo: AUGÉ, Marc. A Guerra dos Sonhos. Campinas (SP): Papirus, 1998, p. 80.

b)    É necessário apenas repetir no final a referência geral, sem o número da página. Exemplo: AUGÉ, Marc. A Guerra dos Sonhos. Campinas (SP): Papirus, 1998.

c) O referencial bibliográfico deverá ter no máximo 2 páginas.

5 - Ilustrações:

  • Imagens (figuras e fotos): devem ser nítidas, no tamanho máximo de 9 x 14 cm, apresentadas em formato digital padrão JPEG em 300dpi; devem ser centralizadas no documento e conter legendas;
  • Gráficos, tabelas e quadros devem estar acompanhados de título explicativo, a fim de compreender o significado dos dados reunidos;
  • Para reimpressão de fotografias, figuras, quadros, tabelas e gráficos extraídos de outros textos, devem ser indicados a fonte de referência e anexada a autorização da fonte ou do autor;
  • Todas as ilustrações devem estar no corpo do texto e em arquivos separados do texto.

Artigos internacionais:

  • As línguas podem ser: inglês, espanhol, italiano ou francês (todos serão traduzidos para o português).
  • Os títulos de obras estrangeiras devem vir acompanhados da tradução em português, colocada entre parênteses.
  • As referências bibliográficas devem estar completas e em conformidade às normas da ABNT.

 

FLUXOGRAMA EDITORIAL

O fluxograma editorial é realizado de acordo com as seguintes etapas:

1) DESK REVIEW EM DUAS ETAPAS

Os artigos recebidos pela Revista Comunicação & Educação são previamente avaliados pela Comissão Editorial e passam pelo processo de Desk Review.

Na Etapa 1 são avaliados os seguintes itens:

1. Avaliação dos artigos para identificação de plágio ou autoplágio, usando a ferramenta de detecção de plágio iTheticate. O software é um dos mais bem avaliados no meio e possui excelência na verificação das semelhanças com os principais trabalhos publicados do mundo. A partir dos relatórios gerados pelo programa, a comissão editorial confere as informações e verifica a porcentagem de similaridade do artigo. Dessa forma, só serão aceitos trabalhos que possuam similaridade inferior a 50% e não tenham sido publicados em outros periódicos.

2. Conferência de metadados completos dos autores, informados no próprio sistema da OJS (nomes completos, afiliações institucionais, mini currículos e por fim, dados sobre a coautoria caso seja aplicável). Verificação de publicação de artigo do mesmo autor e/ou co-autores, na Revista Comunicação & Educação, com intervalo mínimo de dois anos;

3. Verificação de conformidade do manuscrito com as seguintes exigências de apresentação: títulos, resumos em português e inglês, com respectivas palavras-chaves; introdução e considerações finais, e demais normas acadêmicas do texto científico e também normas de submissão especificas do periódico. Verificação prévia de que o manuscrito atende ao escopo de publicação da revista.

Importante:

A Revista Comunicação & Educação rejeitará imediatamente documentos que tenham identificação de plágio ou ao autoplágio, através do processo acima descrito. Devolverá imediatamente os documentos que estiverem fora das normas de submissão.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de não prosseguir para a etapa de avaliação os textos que não se adequem ao escopo da revista; que apresentem alta taxa de similaridade com outros trabalhos; que não obedeçam às normas de redação científica e da ABNT; que não obedeçam às diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos em Ciências Humanas e Sociais (Resolução 510 do CONEP).

Os artigos que estiverem fora dos critérios editoriais da revista serão devolvidos para os autores, e poderão ser reapresentados para nova avaliação, caso sejam ajustados, apenas uma vez mais.

Na etapa 2 são avaliados os seguintes itens:

1. A Comissão Editorial fará uma avaliação prévia dos aspectos de qualidade científica a fim de encaminhar, para a avaliação por pares, os artigos que tragam contribuições significativas para a área.

2. Serão observados, previamente, os seguintes pontos no manuscrito: a) estrutura formal contendo: introdução, problemas e questões de pesquisa, objetivos, procedimentos teórico-metodológicos, resultados e discussão, além de considerações finais relacionadas à abordagem e objetivos propostos; b) linguagem científica qualificada; c) contribuição para a área, apontando-se a originalidade do trabalho apresentado.

3. Os artigos pré-avaliados na Etapa 2, e adequados às exigências da revista, serão encaminhados para a avaliação por pares, e acompanhados por um editor. O Desk Review em duas etapas poderá durar até quatro meses.

2)  AVALIAÇÃO POR PARES

Após a aprovação na segunda etapa de Desk Review, os textos serão encaminhados para o processo de arbitragem científica. A revista Comunicação & Educação adota o modelo de avaliação duplo-cego (em que tanto a autoria do autor, quanto a do avaliador não são divulgadas para nenhuma das partes).

Os aspectos que orientam a avaliação dos pareceristas para a análise são: atualidade do tema e contribuição para a área de conhecimento específica no campo da Comunicação, Educação e Cultura; reflexões e discussões teóricas consistentes e que confirmem domínio da literatura e linguagem científica; originalidade da abordagem; em caso de envolver pesquisa empírica, apresentação de dados que sustentem, de modo aprofundado, os diagnósticos e argumentações; apresentação e discussão da metodologia utilizada; qualidade textual e redação fluente, além de estrutura de texto clara e articulada aos objetivos e hipóteses do artigo.

Se o trabalho submetido ao periódico respeitar estes critérios, os avaliadores deverão recomendar a aceitação integral do texto. Caso contrário, o avaliador poderá recusar o artigo ou sugerir correções obrigatórias para nova avaliação. A Comissão Editorial encaminhará as sugestões de reformulações ao autor com um prazo de entrega de aproximadamente um mês. Se for reformulado, o artigo deverá ser novamente submetido à avaliação pelo site da revista, podendo ou não ser aceito.

Mais informações na aba Processo de avaliação pelos pares.

3) REVISÃO E DIAGRAMAÇÃO

Os manuscritos aprovados são direcionados para a fase de Edição de Texto no sistema OJS. Nessa etapa uma equipe externa a revista é responsável pelo processo de revisão e diagramação, nos quais os artigos são preparados para publicação. Nesta etapa, o autor poderá ser solicitado a realizar mudanças de estrutura e complementação de dados considerados pertinentes pelos editores e/ou pelos revisores.

4) PUBLICAÇÃO NA EDIÇÃO

Os artigos finalizados serão publicados na edição mais próxima da data de aprovação. A Revista Comunicação & Educação possui duas edições semestrais, portanto os trabalhos submetidos tem duas chances por ano de serem publicados no periódico dependendo do período gasto nas outras etapas anteriores.

5) INFORMAÇÕES APÓS A PUBLICAÇÃO

Após a finalização de cada edição, as redes da revista Comunicação & Educação dão início ao processo de divulgação dos novos trabalhos publicados. Essa fase final é feita através de posts e vídeos explicativos sobre os destaques da nova edição. Para a divulgação do artigo publicado, é importante o correto preenchimento dos dados na Plataforma Lattes. Em função disso, solicitamos que os autores informem corretamente o ISSN da revista (2316-9125).

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • São aceitos artigos originais e inéditos de doutores. Serão aceitos de doutorandos, mestrandos e mestres desde que em coautoria com um doutor.

  • Não há similaridade (autoplágio) com qualquer outro texto tornado público (anais e/ou dissertações e teses), lembrando que o máximo permitido é de 50%.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Times New Roman 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • Os títulos devem ser curtos, devem ter no máximo 15 palavras, e deixar clara a temática do artigo.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O resumo deve conter entre 500 a 700 caracteres (com espaços); explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e/ou hipóteses; metodologia utilizada, destacando o objeto de estudo; principais referências teóricas, principais resultados e conclusões.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  • Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.

  • A norma adotada por Comunicação & Educação para a elaboração das referências é a ABNT NBR 6023 (confira em: www.abnt.org.br)

  • Deve constar nas referências bibliográficas o código DOI (Digital Object Identifier)

  • As opiniões expressas no texto são de responsabilidade de seus autores.
  • Cada artigo deverá ter no máximo 45 mil caracteres e no mínimo 30 mil caracteres com espaços, e apresentar as referências bibliográficas completas apenas e exclusivamente nas notas de rodapé. Quaisquer outros comentários devem estar incorporados ao texto.
  • São aceitas submissões de autores alheios à instituição editora, desde que sigam as diretrizes da revista.

Dossiê Do analógico à inteligência artificial: 30 anos de Comunicação & Educação

Os artigos deverão trazer, direta ou transversalmente, contribuições sobre:

- As mudanças no processo de ensino-aprendizagem na transição das mídias do analógico ao digital;

- Os modelos de negócio das big techs e a polarização dos discursos com reflexos na educação: desinformação, fake news, discurso de ódio;

- Educação a distância e os embates com a educação dialógica;

- A escola e a comunicação como espaço dos conflitos geracionais, de raça, de gênero, de classes e outros, mediados midiaticamente e tecnologicamente;

- As orientações dos organismos multilaterais internacionais e as prescrições ideológicas imanentes na educação midiática: avaliação, habilidades e competência etc.

- A qualidade do ensino e da escola no Brasil: desafios para a interface comunicação/educação, em meio às transformações tecnológicas e socioculturais;

- Permanência na escola: juventude e desigualdades sociais e o papel da comunicação neste cenário educacional em meio às dinâmicas de inclusão e exclusão social;

- Os gêneros dos discursos comunicacionais e os processos de aprendizado;

- As políticas públicas e a interface comunicação/educação;

- Democratização do conhecimento, participação da juventude e a educomunicação;

- Os conceitos e seus embates: comunicação/educação; educomunicação, educação midiática etc.

- ‘Inteligência Artificial’ e o processo de ensino-aprendizagem;

- Os desafios institucionais das relações entre Mídia e Escola;

- Educação e cidadania, acesso e direito à informação.

 

Para as submissões, os autores devem consultar as normas da revista em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/about/submissions

Cronograma de trabalho:

Submissão de artigos até 03 de março de 2024

Divulgação dos resultados da avaliação para os autores: até 30 de abril de 2024

Publicação da revista: lançamento até 30 de junho de 2024.

Política de Privacidade

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