Foco e Escopo

 Linha D' Água, publicada desde 1980, é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 
A revista volta-se para a discussão de pesquisas em língua portuguesa e ensino, nas modalidades oral, escrita e digital, em literatura, nos processos discursivos e no ensino de português para nativos ou para falantes de outras línguas.

Quadrimestralmente, publica artigos, resenhas, traduções que são produzidos por pesquisadores  e/ou professores doutores vinculados a instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais ou internacionais. 

Os artigos e resenhas, inéditos, podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol e devem seguir as normas da revista Linha d'Água.

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English 

Antes de submeter o artigo ou a resenha, os autores deverão concordar com as seguintes exigências, sob risco de ter a submissão negada pela Comissão Editorial:

- Contribuição deve ser inédita e original.

- Os originais não devem estar em avaliação por outra revista ou coletânea.

- O arquivo em submissão deve estar em conformidade com as especificações exigidas pela revista.

- Todos os autores que assinam o artigo em submissão não tiveram outro artigo publicado na Linha d’Água nos últimos seis números da revista.

- Todas as etapas solicitadas pelo sistema online devem estar preenchidas corretamente e as informações solicitadas preenchidas (inclusive ORCID, e a indicação de titulações e vínculos institucionais).

 Não são aceitos capítulos ou trechos de dissertações/teses defendidas.

 Textos em coautoria são aceitos, desde que mantido o compromisso ético, de efetiva participação autoral de todos os que assinam o artigo. Sobre o quesito de autoria em trabalhos acadêmico, há uma orientação do CNPq:

 “Somente as pessoas que emprestaram contribuição significativa ao trabalho merecem autoria em um manuscrito. Por contribuição significativa entende-se realização de experimentos, participação na elaboração do planejamento experimental, análise de resultados ou elaboração do corpo do manuscrito. Empréstimo de equipamentos, obtenção de financiamento ou supervisão geral, por si só não justificam a inclusão de novos autores, que devem ser objeto de agradecimento.” (Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq, 2011.)

  Também são publicadas traduções comentadas de artigos atuais e resenhas de obras recentes e de relevância para a área de interesse do periódico.

Linha d’Água conta com um corpo de avaliadores especializados que emitem pareceres que auxiliam nas decisões editoriais.

Os trabalhos apresentados para avaliação devem ser submetidos on-line, no endereço https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

Ali estarão especificados os procedimentos para o cadastro do autor e remissão do respectivo artigo para avaliação. O autor deverá preencher o cadastro completo, incluindo instituição, cidade e país. Toda comunicação a respeito do processo de avaliação do artigo será feita on-line, através do mesmo sistema.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos enviados para publicação são avaliados anonimamente por dois pareceristas do Conselho Editorial e/ou consultores ad hoc. Apenas os trabalhos aprovados também pela Comissão Editorial da Revista são encaminhados para publicação, desde que o autor tenha efetuado as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Se ocorrer discordância entre os pareceristas, o trabalho será encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;
  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;
  3. Não aceito.

Periodicidade

Quadrimestral (abril, agosto e dezembro)

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretórios e fontes de Indexação

Avaliação B1 no Capes Periódico 2016

Emerging Sources Citation Index (Web of Science - ESCI) - https://apps.webofknowledge.com

Latindex - http://www.latindex.unam.mx

Portal Periódicos (Capes)  - http://www-periodicos-capes-gov-br.ez67.periodicos.capes.gov.br/

Diadorim - http://diadorim.ibict.br

Directory of Open Access Journals - https://doaj.org 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - https://www.redib.org/pt-pt

Sponsors

APOIO

Esta publicação recebe apoio do "Programa de Apoio às Publicações Científica Periódicas" da Universidade de São Paulo.

 
 

Histórico do periódico

Linha D’Água é uma revista que foi criada em 1980, pela Associação de Professores de Língua e Literatura (APLL), em formato impresso. Nasceu em meio à ditadura militar e tornou-se um marco na interlocução entre universidade, sociedade e ensino.

A partir de 2010, Linha D’Água passou a ser publicação do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo,  em formato eletrônico. A revista tem como objetivo promover e divulgar pesquisas acadêmicas relacionadas ao ensino, aos estudos de língua portuguesa, nas modalidades oral, escrita e digital, aos estudos da literatura relacionados ao ensino e aos processos discursivos.

Desde  2018 publica, quadrimestralmente,  artigos, resenhas, produzidos por pesquisadores doutores e/ou professores doutores vinculados a instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais ou internacionais.