Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

ENCAMINHAMENTO

A Linha D'Água não cobra taxa de submissão ou de processamento dos artigos submetidos e permite acesso livre e gratuito do conteúdo que publica.

O autor  deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista.

É preciso clicar em “Acesso” na barra de menu e depois em “Não está cadastrado? Cadastre-se no sistema”.

Ao preencher o perfil, complete os campos obrigatórios que estão acompanhados de asterisco. É obrigatório informar o endereço da sua conta ORCID no campo ORCID iD. Em “Cadastrar como”, escolha a opção “Autor”. Clique em “Cadastrar” no final da página para “salvar” as informações registradas.

A  revista aceita, no máximo,  três autores.

O responsável pela submissão deve, também, declarar qual foi a contribuição de cada autor na produção do artigo nos comentários ao editor.

Encaminhamento:

Dentro do sistema, clique em "Autor" para passar para a página de "SUBMISSÕES ATIVAS” e ir para o link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”.
São cinco passos:
1- Início: Confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos.
2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail,ORCID, instituição, afiliação, país, resumo da biografia (incluir departamento, cidade, estado), título e resumo; indicação dos Financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado, com o número do respectivo processo.
3- Transferência de originais: transferir o arquivo em documento do WORD para o sistema. Não anexar documento em PDF.
4- Transferência de documentos suplementares: transferir arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.
5- Confirmação: Concluir a submissão.

Em seguida, o autor aguardará o e-mail do editor e, nesse período, acompanhará o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

Configurações gerais

- Formato de artigo
Elementos pré-textuais
Sugere-se que os artigos tenham a extensão mínima de 5.000 e máxima de 9.000 palavras.

Enviar o artigo em documento do Word. Não será aceita submissão em documento PDF.

1. Configurar a página: formato do papel: A4; sem numeração, margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda : 2 cm.
2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12, alinamento justificado ao longo de todo o texto. Para notas de rodapé, usar Times new roman 10. 
3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) com espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.
4. Adentramento: A primeira linha de cada parágrafo de texto deve ser digitada com adentramento de 1,25 cm.
5. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação.


Primeira página

1 Título:  centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito seguido de barra e da tradução para o inglês, em itálico e negrito na segunda linha após o título em português. Fonte 14, Times New Roman.

2 Nome(s) do(s) autor (es): deve(m) vir na terceira linha (espaço simples) abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais. A indicação de informações a instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela unidade/faculdade ou instituto, departamento, campus, cidade, estado, país, identificador ORCID e endereço eletrônico (sem a palavra e=mail), fonte 10, Time New Roman, justificado, devem aparecer em nota de rodapé, espaço simples e ser indicado com um asterisco, conforme descrito abaixo:

-Filiação institucional:  por extenso, seguida de abreviatura da instituição,  separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado, ORCID, seguido de endereço eletrônico (sem a palavra e-mail). Usar ponto final depois dessa informação.
Ex. João Antonio da Silva* que remeterá para nota de rodapé na página.

* Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, Brasil; http://orcid.org/000/xxxxxxxx; xxxx@xx.com.br
No caso de autoria conjunta, o segundo autor receberá dois asteriscos após seu nome, para serem inseridas suas informações no rodapé (José Antunes**), conforme se indica no item 4 das normas. O asterisco deve ser incluído como nota de rodapé, não numerado, mas como símbolo.
3. Resumo: justificado deve vir uma linha abaixo do (s) nome (s) do (s) autor (es), escrito na mesma língua do texto. Colocar a palavra Resumo em caixa baixa e negrito, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, de no mínimo 100 palavras e, no máximo, 150 palavras. Fonte: Time New Roman 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2 cm.

Não indicar referências no resumo.

As palavras-chave devem ser inseridas na linha debaixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, contendo cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, caixa baixa. Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto e vírgula para separação entre as palavras, sem ponto final. Não colocar palavras-chave que estão presentes no título do artigo.

Palavras-chave: preencher as palavras-chave uma a uma no Metadados, não só em português, como também nos outros idiomas. Após cada palavra-chave inserida pressionar Enter. Não copiar e colar todas as palavras de uma vez, porque dificulta a recuperação do conteúdo pelos mecanismos de busca da Internet.

A palavra ABSTRACT (fonte itálico) deve aparecer em maíuscula, sem dois pontos, três linhas abaixo da Palavras-chave, sem adentramento.  Iniciar o texto do abstract na linha abaixo.
A digitação em inglês deverá ser indicada em itálico. As  Keywords conterão cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, fonte 11, caixa baixa. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula.

Elementos textuais

Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas
1. A Introdução, os Títulos e Subtítulos, a Conclusão e as Referências deverão ser indicadas à esquerda, sem recuo, em negrito, inicial maiúscula e demais em minúsculas. Não serão numerados: Introdução, Conclusão, Referências.

2. As citações com até três linhas devem ser inseridas no parágrafo, utilizando-se aspas e fonte 12. As citações acima de três linhas devem ser digitadas em fonte 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2 cm.

3. As ênfases no corpo do texto deverão, se necessário, ocorrer em itálico.

4. As notas de rodapé devem ser numeradas e figurar ao pé da página onde seu número aparece.

5. As páginas não deverão ser numeradas.

6. As Referências (bibliográficas e demais) deverão aparecer completas, imediatamente após o final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica e eletrônica, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras). Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).
Ex. DIONISIO, A.P.; BEZERRA, M.A. O livro didático de português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

REFERÊNCIAS: Todas as referências citadas no corpo do texto deverão ser apresntadas na lista de Referências apresentadas na parte final do texto.

Não utilize traços quando houver repetição de autores. 

Lembramos que a ABNT NBR 6023 Referências,  publicada em novembro de 2018, aboliu o uso do traço quando há repetição de autoria. É necessário repetir o sobrenome e nome do autor(es), sempre que houver mais de uma referência do mesmo(s) autor(es)

ANEXOS
Colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

FIGURAS
Ilustrações devem apresentar qualidade necessária para publicação. Devem ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como Fig. 1, Fig. 2, etc. Deverão ser encaminhadas em arquivos JPEG.

FORMATO DA RESENHA
As resenhas deverão apresentar um resumo da obra, seguido de observações críticas em relação a seu conteúdo e de indicação do contributo a determinada área.

Deverão conter até 08 páginas, ser digitadas em espaço 1,5.

Referência da obra resenhada: apresentar, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 12, Time New Roman, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas.

Serão publicadas resenhas de obras recentes e significativas para os estudos linguísticos, literários e/ou voltados ao ensino.

Observação:

Só serão aceitos trabalhos enviados pelo sistema da revista.
A autenticidade dos artigos é de responsabilidade dos autores.

Artigos originais

Esta seção destina-se a artigos que nunca foram publicados.

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