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LINHA D’ ÁGUA

ISSNe 2236-4242

Avaliação Capes Periódico - B1

APOIO: Agência USP da Gestão da Informação Acadêmica/ Aguia

Universidade de São Paulo- USP

Publicação quadrienal: jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro.

  • Sobre a Revista

    2021-04-01

    Linha D' Água, classificada no nível B1 no sistema Qualis / CAPES, é uma revista acadêmica publicada desde 1980, pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, está certificada pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA).

    Quadrimestralmente, publica artigos, resenhas, traduções que são produzidos por pesquisadores  e/ou professores doutores vinculados a instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais ou internacionais. 

    Os artigos e resenhas, inéditos, podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol e devem seguir as normas da revista Linha d'Água.

    CHAMADAS ABERTAS

    Tema do número 34/3: Ensino de leitura em diferentes níveis de ensino em perspectivas linguísticas e literárias, a ser publicado em dezembro de 2021. Prazo para submissão: 30.04.2021. Para mais informações, clique aqui.

    Tema do número 35/1: Análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas, a ser publicado em abril de 2022. Prazo para submissão: 30.09.2021. Para mais informações, clique aqui.

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  • Tema do número 35/1: Análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas

    2021-04-01

    Esta chamada para publicação destina-se a pesquisadoras e pesquisadores das áreas de Letras – linguística e literatura – cujos trabalhos tenham uma orientação comparativa.  Num texto concebido nos últimos anos de sua produção teórica, o pensador russo Mikhail Bakhtin posicionou-se a respeito dos caminhos da ciência da literatura na Rússia de então. No texto “A ciência da literatura hoje”, em resposta à revista Novi Mir, Mikhail Bakhtin assinala a necessidade de um estudo da literatura e, mais amplamente, da linguagem, considerando uma relação mais direta com a cultura e a história: “[u]m sentido só revela as suas profundezas encontrando e contatando o outro, o sentido do outro: entre eles começa uma espécie de diálogo que supera o fechamento e a unilateralidade desses sentidos, dessas culturas.” Ao mesmo tempo que reitera a natureza do movimento dialógico, Bakhtin sugere que a potencialidade interpretativa de um enunciado se revela a partir do encontro com outrem, que lhe é distinto e externo. É desse ponto de vista que a análise de discursos comparativa é desenvolvida no Brasil pelo grupo Diálogo.  Inspirados nos postulados de Bakhtin e do Círculo, um dos eixos de trabalho do grupo se propõe a analisar diferentes gêneros discursivos, tendo por princípio metodológico a comparação entre línguas-culturas distintas. Para além dessa perspectiva de metodologia comparativa, abordagens de investigação que se pautam em métodos de base comparativista são frequentes nas diversas áreas das ciências humanas. No âmbito da linguagem, vertentes como a linguística histórica, linguística comparada e literatura comparada apresentam uma longa trajetória de pesquisas em que a comparação se apresenta como caminho para o estudo das mais variadas expressões e modalizações da linguagem. Dessa forma, a proposta central da presente chamada é congregar diferentes linhas de pesquisa que tomem por base metodológica abordagens comparativistas no campo dos estudos da linguagem.

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  • Tema do número 34/3: Ensino de leitura em diferentes níveis de ensino em perspectivas linguísticas e literárias

    2020-11-20

    O valor da leitura na sociedade contemporânea é cada vez maior, tanto nos espaços sociais quanto digitais, pois implica a integração de várias linguagens, que exigem o processamento de elementos verbais e não verbais, em diferentes situações comunicativas. Nesse ponto, é preciso considerar que os diferentes usos da linguagem na contemporaneidade requerem dos profissionais voltados ao ensino de língua portuguesa estudos contínuos. O ensino de leitura vem recebendo atenção há bastante tempo no meio acadêmico, como se percebe pelas publicações reunidas mundo afora nos últimos cinquenta anos. Estudiosos de diferentes áreas, como a Linguística, Psicologia, Educação, têm dedicado esforços no sentido de descrever os processos relacionados a essa prática de linguagem e à proposição de estratégias que possam contribuir com seu ensino-aprendizagem. Apesar disso, os dados recolhidos regularmente pela Prova Brasil apontam que o ensino da leitura, de um modo geral, da leitura da poesia e da prosa literárias e da leitura digital, em particular, é um desafio que ainda precisa ser enfrentado por pesquisadores e professores. Por ser um processo cada vez mais complexo, as atividades de leitura podem focalizar aspectos que abrangem o reconhecimento visual de palavras, a relação com a fonologia, diferentes articulações entre texto e imagem, meios para desenvolver compreensão leitora e da leitura crítica etc., por isso estão apoiadas em diferentes abordagens teóricas e metodológicas conhecidos e outras que estão em pleno desenvolvimento. Fruto dessas abordagens são também os variados materiais concebidos para o ensino-aprendizagem da leitura, envolvendo o processo de criação de professores, sempre em formação.

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  • Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água

    2019-01-10

    No início de agosto de 2018, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo /SIBi atualizou a plataforma de publicações de periódicos da Universidade, Open Journal Systems/ OJS. A mudança tem  como objetivo  oferecer a autores, avaliadores, editores um ambiente mais interativo tornando o processo editorial mais rápido  no envio dos textos até sua publicação.

    O processo de submissão dos artigos sofreu alterações.Os autores na revista,  ao acessarem o site da Linha d'Água para submeter o artigo,  são  direcionados a uma área interna da plataforma, onde estão disponíveis todos os formulários e instruções de submissão, e por onde o envio de arquivos será realizado. Toda a comunicação com os editores, da submissão à publicação, pode agora ser realizada nessa dessa área interna da plataforma com grande agilidade.

    Caso  alguém se  depare com  algum problema no funcionamento no espaço digital, estamos às ordens e para isso basta entrar em contato conosco no email

    ldagua@usp.br

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