Notícias

LINHA D’ ÁGUA

ISSNe 2236-4242

Avaliação Capes Periódico - B1

APOIO: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP)

Universidade de São Paulo- USP

Publicação quadrimestral: jan-abril; maio-agosto; setembro-dezembro.

  • Sobre a revista

    2022-09-01

    Linha D'Água, classificada no nível B1 no sistema Qualis/CAPES (2013-2016), é uma revista acadêmica publicada desde 1980, pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, está certificada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD-USP).

    Quadrimestralmente, publica artigos, resenhas, traduções que são produzidos por doutores e/ou doutorandos, além de mestres, mestrandos, graduados e/ou graduandos em coautoria com doutores e/ou doutorandos.

    Os artigos e resenhas, inéditos, podem ser enviados em português, inglês, francês, espanhol e devem seguir as normas da Revista Linha D'Água.

    CHAMADAS ABERTAS

    Tema do número 36/1: Toponímia, seus caminhos: Tradição e inovação no estudo dos nomes de lugares, a ser publicado em abril de 2023. PRAZO DE SUBMISSÃO PRORROGADO ATÉ: 30 de setembro de 2022. Para mais informações, clique aqui.

    Tema do número 36/2: Estudos em Gramática, Texto e Discurso, a ser publicado em agosto de 2023. Prazo para submissão: 31 de outubro de 2022. Chamada restrita a participantes da 7ª GRATO – Conferência Internacional em Gramática & Texto. Para mais informações, clique aqui.

    DOSSIÊS EM ANDAMENTO

    Tema dos números 35/3: Análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas, a serem publicados em agosto de 2022 e em dezembro de 2022. Prazo para submissão: finalizado. Para mais informações, clique aqui.

    Saiba mais sobre Sobre a revista
  • Novo número publicado - v. 35, n. 2

    2022-09-01

    Em ago. 2022, foi lançado o novo número da Revista Linha D'Água, cujo tema foi: A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem.

    A edição foi organizada pela Profa. Dra. Daniela Nienkötter Sardá (Diálogo-USP), pelo Prof. Dr. Urbano Cavalcante Filho (IFBA/UESC/Diálogo-USP) e pelo Prof. Me. Yuri Andrei Batista Santos (UParis, França/Diálogo-USP).

    O número contou com contribuições de pesquisadoras e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras. Na seção artigos, foram nove os textos aprovados, além da tradução de um artigo recente publicado na revista francesa Langage & Société. O número conta, além disso, com duas entrevistas — uma nacional e outra internacional — e com a resenha de uma obra recentemente publicada no exterior sobre análise de discursos e comparação.

    O número pode ser acessado pela aba "ATUAL" ou clicando aqui.

    Saiba mais sobre Novo número publicado - v. 35, n. 2
  • Dossiê Temático 36/2: Estudos em Gramática, Texto e Discurso

    2022-05-22

    A presente chamada para publicação destina-se aos participantes na 7ª GRATO – Conferência Internacional em Gramática & Texto, que teve lugar, em linha, nos dias 18 a 21 de novembro de 2021, organizada pelo grupo de investigação Gramática & Texto (G&T) do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL).

    Este número da revista Linha D’Água reunirá artigos que contribuam para o aprofundamento das relações entre gramática e texto/discurso enquanto espaço de convergências e de interações. O trabalho de investigação neles apresentado e discutido pode situar-se em diferentes quadros teórico-metodológicos, podendo igualmente privilegiar o tratamento de tópicos de diferentes domínios do funcionamento e atividade linguística: da morfologia, da semântica, da teoria do texto e da análise do discurso, inclusive a partir de perspetivas sincrónicas e diacrónicas.

    A revista está indexada no Emerging Sources Citation Index (Web of Science), Latindex, DOAJ, REDIB, MLA, Linguistic Bibliography, EZB, Diadorim, Google Scholar e no Portal de Periódicos da CAPES. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI.

    Os artigos submetidos devem estar de acordo com as “Normas de submissão” da revista Linha D’Água: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

    O prazo para entrega dos originais deste número é 31 de outubro de 2022.

    Previsão de publicação: agosto de 2023.

     

    Organizadoras:

    Helena Topa Valentim (NOVA FCSH / CLUNL)

    Matilde Gonçalves (NOVA FCSH / CLUNL)

    Teresa Oliveira (IP Portalegre – ESECS / CLUNL)

    Isabelle Simões Marques (Universidade Aberta / CLUNL)

    Carla Teixeira (IP Lisboa -ESE / CLUNL)

    Rute Rosa (CLUNL)

    Saiba mais sobre Dossiê Temático 36/2: Estudos em Gramática, Texto e Discurso
  • Dossiê temático 36/1: Toponímia, seus caminhos: Tradição e inovação no estudo dos nomes de lugares

    2022-03-15

    Os estudos em toponímia encontram-se, no século XXI, em uma encruzilhada entre tradição e inovação. A tradição originada no século XIX pressupõe a análise linguística de nomes de lugares em todos os seus processos morfológicos, sintáticos, semânticos, fonéticos, entre outros. Foi a partir dela que nasceu a toponímia na Universidade de São Paulo, em 1939. Embora a língua seja o foco/locus das análises, o não linguístico ou extralinguístico impunha-se, desde sempre, como elemento obrigatório em uma análise exaustiva e de cunho holístico. 

    Ainda hoje, no século XXI, essa necessária articulação não é completamente compreendida e nem sempre alcançada pelo pesquisador, talvez pela peculiar formação interdisciplinar necessária ao bom toponimista (SALAZAR-QUIJADA, 1985). Cientistas de outras áreas de Humanidades que não a linguística apontavam, já no final do século XX, a necessidade de se observar o fenômeno toponímico com outros olhos. Despontou, assim, a toponímia crítica e a interpretação da língua, em geral, e dos nomes próprios, em específico, como instrumentos ideológicos e ferramentas de poder.

    Embora não se excluam estudos de caráter aplicado, este número temático está aberto a contribuições de estudos toponímicos preferencialmente de cunho teórico e metodológico que dialoguem sobre essa articulação entre linguístico e não linguístico no âmbito das pesquisas em toponímia. Também são bem-vindos artigos, resenhas e traduções que apresentem iniciativas e projetos inovadores no que concerne ao tratamento e análise de corpora de nomes geográficos, seja em seu termo genérico ou específico. Serão aceitas contribuições não apenas com relação aos nomes de lugares no Brasil, mas também referentes a outros lugares ‒ inclusive não lusófonos. Assim, pretende-se, com este número temático e comemorativo dos oitenta e cinco anos de estudos toponímicos na Universidade de São Paulo, ampliar o escopo teórico e metodológico a respeito dos nomes próprios de lugares para articular tradição e inovação, o que se faz desejável nesse início de século. 

    A Linha D’Água aceita trabalhos de doutores e/ou doutorandos, além de trabalhos de mestres, mestrandos, graduados e ou graduandos em coautoria com doutores e/ou doutorandos. Os artigos podem ser submetidos em português, inglês, francês ou espanhol.

    Prazo de submissão prorrogado: 30 de setembro de 2022.

    Previsão de publicação: abril de 2023.

    Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

    Editores convidados/as:

    Profa. Dra. Patricia Carvalhinhos (USP)

    Prof. Dr. Cézar Alexandre Neri Santos (UFAL)

    Profa. Ma. Adriana Tavares Lima (USP)

    Saiba mais sobre Dossiê temático 36/1: Toponímia, seus caminhos: Tradição e inovação no estudo dos nomes de lugares
  • Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água

    2019-01-10

    No início de agosto de 2018, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo /SIBi atualizou a plataforma de publicações de periódicos da Universidade, Open Journal Systems/ OJS. A mudança tem  como objetivo  oferecer a autores, avaliadores, editores um ambiente mais interativo tornando o processo editorial mais rápido  no envio dos textos até sua publicação.

    O processo de submissão dos artigos sofreu alterações.Os autores na revista,  ao acessarem o site da Linha d'Água para submeter o artigo,  são  direcionados a uma área interna da plataforma, onde estão disponíveis todos os formulários e instruções de submissão, e por onde o envio de arquivos será realizado. Toda a comunicação com os editores, da submissão à publicação, pode agora ser realizada nessa dessa área interna da plataforma com grande agilidade.

    Caso  alguém se  depare com  algum problema no funcionamento no espaço digital, estamos às ordens e para isso basta entrar em contato conosco no email

    ldagua@usp.br

    Saiba mais sobre Atualização da plataforma de publicação de Linha d'Água