Política de ética e regulamento
A Linha D'Água segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do Committee on Publication Ethics (COPE) (https://publicationethics.org/) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, consulte o texto original em inglês https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf.
Prevenção de plágio:
_______________________________________________________________________________________________________________________________
A Linha D'Água utiliza o iThenticate, um serviço fornecido pela CrossRef, para a identificação de similaridade de textos em documentos científicos já publicados. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.crossref.org/services/similarity-check.
Princípios éticos:
_______________________________________________________________________________________________________________________________
As decisões dos Editores e do Conselho Editorial não serão influenciadas por considerações de fontes de receita.
Linha D'Água tem compromisso com os princípios éticos e está disposta a publicar correções, esclarecimentos e retratações quando necessário.
Com relação a reclamações éticas sobre um manuscrito ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de eventuais reclamações e eventuais correções ou retratação.
Política de perservação digital:
_______________________________________________________________________________________________________________________________
A Revista Linha D'Água utiliza o sistema LOCKSS - PKP Preservation Network como estratégia de preservação digital do conteúdo.
A revista utiliza o DOI como identificador digital de objetos, além de vinculação da publicação ao ORCiD dos autores. A vinculação é realizada via CROSSREF.
Responsabilidade dos Editores:
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Decisão de publicação: os editores responsáveis por decidir sobre os artigos submetidos à revista e que devem ser publicados são guiados pelas políticas da revista, as quais devem obedecer às exigências legais sobre violação de direitos autorais e plágio (Código de Conduta e Boas Práticas do COPE / Committee on Publication Ethics)
Transparência e respeito: os editores devem avaliar os manuscritos submetidos sem levar em conta a raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade ou filosofia política dos autores.
Confidencialidade: os editores não devem divulgar qualquer informação sobre um manuscrito submetido, a não ser aos pareceristas e aos conselheiros editoriais.
Divulgação e conflitos de interesse: os editores podem recusar avaliar manuscritos em que tenham conflitos de interesse, seja por questões colaborativas ou competitivas, seja por outras ligações com qualquer um dos autores. Quando necessário, o editor pode designar um editor especifico e isento para cuidar do processo editorial de determinado artigo.
Envolvimento e cooperação em investigações: os editores devem tomar medidas cabíveis quando forem apresentadas reclamações éticas a respeito de um manuscrito submetido ou artigo publicado.
Responsabilidade editorial: os editores devem sempre preservar a identidade dos pareceristas no anonimato e tratar os manuscritos como documentos confidenciais.
Boas práticas para editores incluem:
- encorajar avaliadores a comentarem questões éticas e possíveis más condutas em pesquisa e publicação levantadas por submissões (p. ex., planejamento de pesquisa antiética, detalhamento insuficiente sobre consentimento do paciente ou sobre proteção dos sujeitos de pesquisa (incluindo animais), manipulação e apresentação de dados inadequadas);
- encorajar avaliadores a comentarem sobre a originalidade das submissões e a estarem alertos para publicação redundante e plágio;
- considerar fornecer aos avaliadores ferramentas para detectar publicações relacionadas (p. ex., endereços eletrônicos para referências citadas e pesquisas bibliográficas);
- enviar comentários dos avaliadores aos autores na sua totalidade, a menos que eles contenham observações ofensivas ou difamatórias;
- buscar dar a conhecer a contribuição de avaliadores para o periódico;
- encorajar as instituições acadêmicas a reconhecerem o trabalho de avaliação por pares como parte do processo acadêmico;
- monitorar o desempenho dos avaliadores e tomar medidas para garantir que seja de alto padrão;
- desenvolver e manter um banco de dados de avaliadores adequados e atualizá-lo com base em desempenho do avaliador;
- deixar de requisitar avaliadores que consistentemente produzirem comentários descorteses, de má qualidade ou fora do prazo;
- garantir que o banco de dados de avaliadores reflita a comunidade científica para seu periódico e adicionar novos avaliadores se necessário;
- usar uma ampla gama de fontes (e não apenas contatos pessoais) para identificar potenciais novos avaliadores (p. ex., sugestões de autor, bases de dados bibliográficos);
- seguir o fluxograma do COPE em casos de suspeita de má conduta do avaliador.
Deveres dos Revisores (Pareceristas):
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Confidencialidade: os trabalhos recebidos para análise devem ser tratados como documentos confidenciais, não podendo ser divulgada qualquer informação sobre o manuscrito com terceiros.
Divulgação e conflito de interesses: os pareceristas devem manter em sigilo e não devem se utilizar, para proveito pessoal, ideias obtidas por meio da leitura dos manuscritos.
Sobre as fontes: os pareceristas devem identificar trabalhos publicados relevantes que não foram citados pelos autores, bem como devem chamar a atenção dos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro artigo publicado de que tenha conhecimento pessoal.
Espera-se de pareceristas a observação de:
- adequação do trabalho ao tema proposto;
- clareza do objetivo do trabalho e coerência de seu desenvolvimento no texto;
- coerência com a teoria proposta, apresentando conhecimento atualizado da bibliografia relevante;
- originalidade da reflexão e contribuição para o campo de conhecimento;
- clareza, correção linguística e adequação da linguagem a um trabalho científico.
Deveres dos Autores:
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Originalidade e plágio: os autores devem garantir que as obras sejam inteiramente originais e, se eles utilizam textos ou imagens de outros, que sejam devidamente citados. Plágio constitui um comportamento editorial antiético e é inaceitável.
Autoria: a autoria do trabalho deve ser restrita àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado.
Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores.
O autor principal deve garantir que todos os coautores apropriados estejam incluídos no artigo.
O autor principal deve se certificar que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do manuscrito e que concordaram com sua submissão para publicação. Não será admitida inclusão de autor após o aceite.
Publicação múltipla, redundante e simultânea: os autores não devem publicar manuscritos que descrevam essencialmente o mesmo conteúdo em mais de um periódico.
A revista utiliza o sistema iThenticate para verificação de similaridade dos manuscritos.
Sobre as fontes: os autores devem citar as publicações que foram importantes na determinação da natureza do manuscrito, pois o trabalho de outros autores deve ser sempre reconhecido. As informações obtidas em uma conversa, correspondência ou discussão com terceiros devem ser utilizadas apenas com a permissão explícita por escrito da fonte.
Erros em trabalhos publicados: quando os autores descobrem um erro significativo ou imprecisão em seu trabalho publicado é obrigação informar e cooperar com os editores para a correção do artigo.
Fontes de financiamento da pesquisa: é reponsabilidade dos autores informar as fontes de recursos utilizados para pesquisa.