Dossiê temático 37/4: Chiffons de papier e a ressurgência do epistolar: metamorfoses, dinâmicas e confluências

2023-11-21

Em um mundo cada vez mais digitalizado, as cartas manuscritas, outrora veículos primordiais de comunicação, agora enfrentam a iminência da extinção. O hábito secular de transpor para a folha em branco diálogos in absentia, durante milênios uma prática comum, tornou-se raro. O advento da era digital mudou as nossas práticas de interação escrita no quotidiano, e, desde as mensagens de correio eletrônico aos diferentes aplicativos para diálogos curtos, fragmentários, assiste-se ao ressurgimento do modus epistolaris e desses textos polimórficos, nômadas e paradoxais.

Neste contexto de transformação, o presente número da revista Linha D’Água tem precisamente como objetivo analisar, numa perspetiva multidisciplinar e interdisciplinar, a contemporaneidade do epistolar e examinar as metamorfoses desencadeadas pela ascensão das formas digitais de comunicação.

Serão bem-vindas as reflexões sobre o desenvolvimento das humanidades digitais que apresentam desafios significativos para o estudo e a análise do discurso epistolar, na medida em que as potencialidades da tecnologia digital proporcionam acesso e exploração de múltiplas dimensões outrora difíceis de circunscrever e sistematizar, abrangendo os níveis filológico, linguístico, histórico e sociocultural.

Além disso, este dossiê temático incentiva investigações sobre diversas facetas do epistolar que despertam grande interesse: desde logo, o questionamento da carta como texto fragmentário, autobiográfico e documento histórico e sociológico de elevado valor. Paralelamente, o uso do recurso epistolar na literatura, incluindo o estudo dos romances epistolares e cartas panfletárias, assim como sua presença no cinema, são abordagens complementares desejáveis, alinhando-se com a dinâmica interdisciplinar que orienta este número.

 

A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. Esta revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.

 

Prazo de submissão: 30 de abril de 2024.

Previsão de publicação: dezembro de 2024.

 

Para acessar as normas para submissão, clique em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions

 

Editoras convidadas:

Isabel Roboredo Seara
irseara@gmail.com
Universidade Aberta (UAb), Portugal
Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL/NOVA), Portugal.

Renata Ferreira Costa
renatacosta@academico.ufs.br
Universidade Federal do Sergipe (UFS), Brasil.