Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Linha D'Água?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

ENCAMINHAMENTO DE TRABALHOS DEVE SER REALIZADO NO SITE DA REVISTA.

Para isso os autores precisam realizar o cadastro (Login/Senha); em seguida na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”. É necessário “salvar” as informações registradas.

A seguir, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e ir para o link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”.
São cinco passos:


1- Início: Confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos.


2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos Financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado.


3- Transferência de originais: transferir o arquivo para o sistema.


4- Transferência de documentos suplementares: transferir arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, como instrumentos de pesquisa, dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.


5- Confirmação: Concluir a submissão.

Em seguida, o autor aguardará o e-mail do editor e, nesse período, acompanhará o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

Formatação

- Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 16 páginas, com possibilidade de mais 3 páginas de anexo (aproximadamente 40 mil caracteres com espaço).

1. Configurar a página: tamanho do papel: A4; margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda : 3 cm.

2. Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

3. Espaçamentos: 1,5 entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,5) com espaçamento 6 pt antes e 0 pt depois do título de cada seção do artigo. Deixar uma linha (1,5) entre o ABSTRACT/KEYWORDS e o início do texto.

4. Adentramento: 1, 25 cm para assinalar início de parágrafos.

5. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) e anexos devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es). Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação.


Primeira página

1 Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios, negrito, seguido de barra e da tradução para o inglês, em itálico e negrito.

2 O(s) nome(s) do(s) autor (es) deve(m) vir na terceira linha (espaço simples) abaixo do título à direita, em itálico, sem negrito, letras maiúsculas somente para as iniciais, com um asterisco que remeterá ao pé da página para identificação da instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver e endereço eletrônico (sem a palavra e-mail), fonte 10, Times New Roman, justificado.
Ex. João Antonio da Silva* que remeterá ao pé da página, para identificar a instituição a que o autor pertence por extenso, separada por um hífen da sigla, seguida pela cidade, estado, país; indicar os financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado quando houver e endereço eletrônico (sem a palavra email), fonte 10, Times New Roman, justificado.

* Professor da Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, Brasil; xxxx@xx.com.br


3. No caso de autoria conjunta, o segundo autor receberá dois asteriscos após seu nome, para serem inseridas suas informações no rodapé (José Antunes**), conforme se indica no item 4 das normas.


4. O Resumo e o Abstract deverão conter, no máximo, 200 palavras, ser digitados em fonte 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2,5cm.
A digitação em inglês deverá ser indicada em itálico. As Palavras-chave e as Keywords conterão cinco palavras, separadas por ponto e vírgula, fonte 11, caixa baixa.

Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas
1. A Introdução, os Títulos e Subtítulos, a Conclusão e as Referências deverão ser indicadas à esquerda, sem recuo, em negrito, inicial maiúscula e demais em minúsculas. Não serão numerados: Introdução, Conclusão, Referências.

2. As citações com até três linhas devem ser inseridas no parágrafo, utilizando-se aspas e fonte 12. As citações acima de três linhas devem ser digitadas em fonte 11, espaço simples, sem aspas e com recuo esquerdo de 2,5cm.

3. As ênfases no corpo do texto deverão, se necessário, ocorrer em itálico.

4. As notas de rodapé devem ser numeradas e figurar ao pé da página onde seu número aparece.

5. As páginas não deverão ser numeradas.

6. As Referências (bibliográficas e demais) deverão aparecer completas, imediatamente após o final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome de autor, atendendo-se às regras para indicação bibliográfica e eletrônica, conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras). Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).
Ex. DIONISIO, A.P.; BEZERRA, M.A. O livro didático de português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

ANEXOS
Colocados antes das referências, precedidos da palavra ANEXO, sem adentramento e sem numeração.

FIGURAS
Ilustrações devem apresentar qualidade necessária para publicação. Devem ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como Fig. 1, Fig. 2, etc. Deverão ser encaminhadas em arquivos JPEG.

FORMATO DA RESENHA
As resenhas deverão apresentar um resumo da obra, seguido de observações críticas em relação a seu conteúdo e de indicação do contributo a determinada área.

Deverão conter até 04 páginas, ser digitadas em espaço 1,5 e apresentar, no início, a referência completa da obra resenhada, incluindo o número de páginas, em fonte 12, negrito e espaçamento simples, sem título, sem resumo, sem palavras-chave, sem referências ao final do texto, sem citações que excedam três linhas.

Serão publicadas resenhas de obras recentes e significativas para os estudos linguísticos, literários e/ou voltados ao ensino.

Observação:

Só serão aceitos trabalhos enviados pelo sistema da revista.
A autenticidade dos artigos é de responsabilidade dos autores.

 

Declaração de Direito Autoral

A aprovação dos manuscritos implica cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação para a Linha D'Água. Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à instituição a qual a revista encontra-se vinculada. Em relação à disponibilidade dos conteúdos, a Linha D'Água adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à revista.

Nesses casos, em conformidade com a política de acesso livre e universal aos conteúdos. nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou do Editor. Em quaisquer outras situações a reprodução total ou parcial dos artigos da Linha D'Água em outras publicações, por quaisquer meios, para quaisquer outros fins que sejam natureza comercial, está condicionada à autorização por escrito do Editor.

Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, resumen, partes do texto que excedam 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) requerem permissão por escrito dos detentores dos direitos autorais.

Reprodução parcial de outras publicações

Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução especificada na revista Linha D'Água. A permissão deve ser endereçada ao autor do manuscrito submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.