Foco e Escopo

A revista Literatura e Sociedade, vinculada ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, desde de seu primeiro número, publicado em 1996, tem como foco promover, acolher e publicar a produção de ensaios, palestras, depoimentos, traduções, resenhas e entrevistas, sobre questões fundamentais do fenômeno literário.
Entre o escopo, a teoria dos gêneros, a interface entre a literatura e a sociedade, a literatura comparada, as relações entre a literatura e outras artes e áreas do conhecimento, a história da literatura, grandes autores e grandes obras, os métodos e as práticas de crítica literária.
As submissões de artigos de doutores do Brasil e do exterior, ligados à área de Teoria Literária e Literatura Comparada ou áreas afins, são acolhidas em fluxo contínuo.
A revista é composta por cinco seções principais:

1. Dossiê: seção composta por ensaios, palestras e traduções, relacionados a eventos e atividades promovidos pelo DTLLC;
2. Ensaios: publica artigos, palestras e ensaios resultantes de pesquisas de professores doutores do Brasil e do exterior, ligados às áreas de Teoria Literária, Literatura Comparada ou afins;
3. Depoimento: traz testemunhos, entrevistas e memórias de leitores exemplares;
4. Rodapé: recupera textos importantes que estejam fora de circulação;
5. Biblioteca: reúne sinopses e resenhas de obras da área publicadas no Brasil e no exterior e também traduções inéditas.

Periodicidade

Semestral.

Política de Acesso Livre

A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Processo de Avaliação pelos Pares

Como parte do processo de submissão, o(a) autor(a), com titulação de doutor(a), deve a verificar a conformidade de seu artigo em relação a todos os itens listados em Diretrizes para Autores, na aba Sobre, item Submissões.
A Comissão Editorial avalia o enquadramento do artigo no escopo temático da revista e uma qualidade mínima dentro das diretrizes editoriais.
Após triagem interna, a submissão é encaminhada para avaliação externa por pareceristas especializados no tema em questão. A avaliação das contribuições segue o padrão duplo-cego, conservando o anonimato tanto do autor como do parecerista.
Cada artigo é submetido a dois ou mais pareceristas (a depender da especialização, a ao menos um), que podem negar, aceitar a publicação do artigo, ou solicitar alterações que podem levar à publicação, desde que atendidas as sugestões indicadas.
Em todos os casos, a decisão final cabe à Comissão Editorial.

Direitos autorais | Ética | Antiplágio

A Literatura e Sociedade garante aos autores dos artigos os direitos autorais e os direitos de publicação sem restrições.
A revista segue as diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE). 
A partir do n. 31 /2020, a verificação de similaridade passa a ser feita pela ferramenta Turnitin, com acesso disponibilizado pela AGUIA.

Licença

CC BY-NC (atribuição não-comercial)

Interatividade

Para acompanhamento de informes do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e das publicações da Literatura e Sociedade: https://www.facebook.com/DTLLC.USP/

Histórico do periódico

Publicada desde 1996, a revista Literatura e Sociedade, destaca-se como meio de divulgação de ensaios, entrevistas, traduções e criações relacionadas às principais questões do debate nacional e internacional na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, contando em seu corpo editorial com professores e pesquisadores renomados.
A partir do n. 15 /2011, passa a ser publicada no Portal de Revistas da USP, contando com uma tiragem documental impressa para bibliotecas, autores e instituições culturais.
Em 2014, passa a ter periodicidade semestral.
No quadriênio 2013-2016, a revista foi classificada no sistema Qualis como A2 na área de História, B1 na área Interdisciplinar e B2 na área de Linguística e Literatura.

Bases de busca e indexação