Foco e Escopo

A Revista Literatura e Sociedade tem como objetivo promover, acolher e publicar ensaios, palestras e depoimentos sobre questões fundamentais do fenômeno literário, como a teoria dos gêneros, literatura e sociedade, literatura comparada, história da literatura, relações com outras artes e áreas do conhecimento, grandes autores e grandes obras, métodos e práticas da crítica literária.

A partir de 2014, a revista Literatura e Sociedade tem periodicidade semestral, sendo publicada online no Portal de Revistas da USP, e contando com uma tiragem documental impressa para bilbliotecas, autores e instituições culturais. A submissão de ensaios passa a ser em fluxo contínuo, e a avaliação continua seguindo os padrões rigorosos de parecer cego por pares indicados pela Comissão Editorial.

A revista é composta por cinco seções principais (apenas a primeira - Ensaios - recebe submissões):

a) Ensaios, publicação de artigos, palestras e ensaios resultantes de pesquisas de professores doutores do Brasil e do exterior, ligados à área de Teoria Literária e Literatura Comparada ou áreas afins);

b) Dossiê, composto, por ensaios, palestras e traduções, relacionados a eventos e atividades promovidas pelo DTLLC;

c) Depoimento traz testemunhos, entrevistas e memórias de leitores exemplares;

d) Rodapé, à recuperação de textos importantes que estejam fora de circulação;

e) Biblioteca, que reúne Sinopses e Resenhas de obras da área publicadas no Brasil e no exterior.

Processo de Avaliação pelos Pares

Como parte do processo de submissão, os autores (professores doutores) são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão está em formato doc, docx (Microsoft Word).


3. URLs para as referências foram informadas quando possível, juntamente com data de acesso.


4. O texto usa fonte Times New Roman ou Georgia; tamanho de fonte de 12-pontos; espaçamento entre linhas 1,5; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.


6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (Ensaios e resenhas), as instruções assegurando a avaliação cega pelos pares foram seguidas.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista Literatura e Sociedade é uma publicação vinculada ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo.

Publicada desde 1996, a revista se destaca como meio de divulgação de ensaios, entrevistas, traduções e criações relacionadas às principais questões do debate nacional e internacional na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, contando em seu corpo editorial com professores e pesquisadores renomados.

A partir do número 15 (2011), a revista passou a ser uma publicação híbrida (online impressa), vinculada ao Portal de Revistas da USP.