Diretrizes para Autores
A revista Plural, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, dedica-se à publicação de artigos, resenhas, traduções e entrevistas inéditas, resultantes de atividades de pesquisas sociológicas no Brasil e no exterior.
Após prévia avaliação da Comissão Editorial, que verifica se os textos estão em acordo com as normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará a interrupção desse processo), os artigos são submetidos a pareceristas externos, os quais podem aceitar, rejeitar ou sugerir revisões. Os nomes dos pareceristas e dos autores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Não obstante, a nominata dos pareceristas é divulgada periodicamente pela Plural, sem prejuízo para o anonimato do parecer.
Os conceitos e ideias emitidos nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores, não implicando obrigatoriamente a concordância da Comissão ou do Conselho Editorial.
As resenhas submetidas à avaliação devem ser de livros recentes, que tenham sido publicados em português há no máximo três anos. Caso tenham sido publicados em língua estrangeira, aceitam-se obras de até cinco anos atrás. Todo material recebido é submetido à avaliação da Comissão Editorial e de pareceristas externos.
A Revista Plural não cobra qualquer custo de processamento ou de submissão de artigos.
1. Os textos submetidos à Plural devem seguir as seguintes orientações:
a) Entre 20 e 60 mil caracteres (com espaços) para artigos, traduções e entrevistas, e entre 5 e 20 mil caracteres (com espaços) para resenhas.
b) Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 10 para as citações diretas longas (acima de três linhas) e 10 para as notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações, tabelas e gráficos.
c) Espaçamento entre linhas de 1,5 cm no corpo do texto e simples nas citações diretas longas e nas notas de rodapé.
d) Notas de rodapé ao final de cada página correspondente e não ao final do texto.
e) Textos no formato DOC e RTF (desde que não ultrapassem o limite de 2MB), identificando o título do arquivo da seguinte forma: Título do trabalho.
f) A submissão deve conter, necessariamente:
• Título do texto;
• Em caso de artigos, é necessário resumo e abstract (de até 15 linhas), palavras-chave e keywords (no máximo 5). O resumo deve apresentar de forma sucinta os objetivos, métodos e conclusões do artigo.
g) Todos os textos devem ser escritos em português seguindo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
h) As citações devem ser traduzidas ao português, mesmo que sejam traduções próprias.
i) As tabelas e gráficos devem estar em formato editável (.doc, .xls ou .ods)
2. Sequência dos elementos pré e pós-textuais
2.1. Elementos pré-textuais
a) Título em português.
b) Resumo em português com, no máximo, 15 linhas.
c) Palavras-chave em português, separadas por ponto final.
d) Título em inglês.
e) Resumo em inglês (abstract).
f) Palavras-chave em inglês (keywords).
2.2. Elementos pós-textuais
a) Referências bibliográficas em ordem alfabética.
b) Glossário, apêndices e anexos.
3. Citações diretas e indiretas
a) As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, letra tamanho 10, espaçamento simples.
b) Apresentar referências bibliográficas das citações diretas e indiretas no corpo do texto, seguindo o seguinte modelo: (Sobrenome do Autor, Ano da Publicação: página em que se encontra a referência). Exemplo: (Fernandes, 1980: 20).
c) No caso de homepages ou web sites, indicar o endereço eletrônico em nota de rodapé. Exemplo: (www.usp.br/sibi). Não esquecer, contudo, de colocar a referência completa na bibliografia final, bem como a data de acesso.
d) Indicar supressão de partes do texto nas citações diretas com reticências entre colchetes.
4. Bibliografia
Apenas as obras utilizadas no artigo/resenha devem ser indicadas ao final do texto, organizada seguindo a ordem alfabética do sobrenome do autor. Identificar a obra de acordo com os modelos indicados a seguir.
4.1. Livro
4.1.1. Citação com um autor
Sader, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970/1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
4.1.2. Citação com até três autores
Engels, Friedrich; Marx, Karl. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980.
4.1.3. Citação com mais de três autores
Wagley, Charles et al. Race and class in rural Brazil. Paris: Unesco, 1952.
4.2. Capítulo de um livro
Benjamin, Walter. “Rua de mão única”. In: Obras escolhidas II. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p.09-69.
4.3. Artigos em coletânea
Löewith, Karl. “Racionalização e liberdade”. In: Foracchi, Marialice; Martins, José de Souza (Orgs.) Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro/São Paulo: LTC, 1977, p.145-62.
4.4. Tese ou dissertação acadêmica
Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro. História, memória e crítica do presente: ensaios apresentados ao concurso de livre-docência. Tese (livre-docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
4.5. Artigos em periódico
Frehse, Fraya. “Continuidade, ruptura ou o quê? Repensando interpretações sobre a urbanização paulistana de fins do XIX”. Revista Plural, São Paulo, n.8, 2001, p.87-119.
4.6. Artigo de jornal
Duarte, Paulo. “Negros do Brasil”. O Estado de São Paulo, São Paulo, 16 de abril de 1954, p.8-9.
4.7. Textos disponíveis na internet
Ianni, Octavio. “As ciências sociais na época da globalização”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.13, nº37, junho de 1998. Disponível em: www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 de maio de 2006.
4.8. Duas ou mais citações de um mesmo autor e citações do mesmo autor com o mesmo ano de publicação
Fernandes, Florestan. A natureza sociológica da Sociologia. São Paulo: Ática, 1980a.
_____. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1980b.
Obs.: traço sublinear com cinco toques.