Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Plural (São Paulo. Online)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A revista Plural, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo, dedica-se à publicação de artigos, resenhas, traduções e entrevistas inéditas, resultantes de atividades de pesquisas sociológicas no Brasil e no exterior.

Após prévia avaliação da Comissão Editorial, que verifica se os textos estão em acordo com as normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará a interrupção desse processo), os artigos são submetidos a pareceristas externos, os quais podem aceitar, rejeitar ou sugerir revisões. Os nomes dos pareceristas e dos autores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Não obstante, a nominata dos pareceristas é divulgada periodicamente pela Plural, sem prejuízo para o anonimato do parecer.

Os conceitos e ideias emitidos nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos autores, não implicando obrigatoriamente a concordância da Comissão ou do Conselho Editorial.

As resenhas submetidas à avaliação devem ser de livros recentes, que tenham sido publicados em português há no máximo três anos. Caso tenham sido publicados em língua estrangeira, aceitam-se obras de até cinco anos atrás. Todo material recebido é submetido à avaliação da Comissão Editorial e de pareceristas externos.

 

1. Os textos submetidos à Plural devem seguir as seguintes orientações:

a) Entre 20 e 60 mil caracteres (com espaços) para artigos, traduções e entrevistas, e entre 5 e 20 mil caracteres (com espaços) para resenhas.

b) Fonte Times New Roman, tamanho 12 para o corpo do texto, 10 para as citações diretas longas (acima de três linhas) e 10 para as notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações, tabelas e gráficos.

c) Espaçamento entre linhas de 1,5 cm no corpo do texto e simples nas citações diretas longas e nas notas de rodapé.

d) Notas de rodapé ao final de cada página correspondente e não ao final do texto.

e) Textos no formato DOC e RTF (desde que não ultrapassem o limite de 2MB), identificando o título do arquivo da seguinte forma: Título do trabalho.

f) A submissão deve conter, necessariamente:

• Título do texto;

• Em caso de artigos, é necessário resumo e abstract (de até 15 linhas), palavras-chave e keywords (no máximo 5). O resumo deve apresentar de forma sucinta os objetivos, métodos e conclusões do artigo.

g) Todos os textos devem ser escritos em português seguindo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

h) As citações devem ser traduzidas ao português, mesmo que sejam traduções próprias.

i) As tabelas e gráficos devem estar em formato editável (.doc, .xls ou .ods)

 

2. Sequência dos elementos pré e pós-textuais

2.1. Elementos pré-textuais

a) Título em português.

b) Resumo em português com, no máximo, 15 linhas.

c) Palavras-chave em português, separadas por ponto final.

d) Título em inglês.

e) Resumo em inglês (abstract).

f) Palavras-chave em inglês (keywords).

2.2. Elementos pós-textuais

a) Referências bibliográficas em ordem alfabética.

b) Glossário, apêndices e anexos.

 

3. Citações diretas e indiretas

a) As citações diretas longas (com mais de três linhas) devem ser apresentadas sem aspas, em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm em relação à margem esquerda, letra tamanho 10, espaçamento simples.

b) Apresentar referências bibliográficas das citações diretas e indiretas no corpo do texto, seguindo o seguinte modelo: (Sobrenome do Autor, Ano da Publicação: página em que se encontra a referência). Exemplo: (Fernandes, 1980: 20).

c) No caso de homepages ou web sites, indicar o endereço eletrônico em nota de rodapé. Exemplo: (www.usp.br/sibi). Não esquecer, contudo, de colocar a referência completa na bibliografia final, bem como a data de acesso.

d) Indicar supressão de partes do texto nas citações diretas com reticências entre colchetes.

 

4. Bibliografia

Apenas as obras utilizadas no artigo/resenha devem ser indicadas ao final do texto, organizada seguindo a ordem alfabética do sobrenome do autor. Identificar a obra de acordo com os modelos indicados a seguir.

4.1. Livro

4.1.1. Citação com um autor

Sader, Eder. Quando novos personagens entraram em cena: experiências, falas e lutas dos trabalhadores da Grande São Paulo, 1970/1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

4.1.2. Citação com até três autores

Engels, Friedrich; Marx, Karl. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Ômega, 1980.

4.1.3. Citação com mais de três autores

Wagley, Charles et al. Race and class in rural Brazil. Paris: Unesco, 1952.

4.2. Capítulo de um livro

Benjamin, Walter. “Rua de mão única”. In: Obras escolhidas II. 5ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p.09-69.

4.3. Artigos em coletânea

Löewith, Karl. “Racionalização e liberdade”. In: Foracchi, Marialice; Martins, José de Souza (Orgs.) Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro/São Paulo: LTC, 1977, p.145-62.

4.4. Tese ou dissertação acadêmica

Cardoso, Irene de Arruda Ribeiro. História, memória e crítica do presente: ensaios apresentados ao concurso de livre-docência. Tese (livre-docência). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.

4.5. Artigos em periódico

Frehse, Fraya. “Continuidade, ruptura ou o quê? Repensando interpretações sobre a urbanização paulistana de fins do XIX”. Revista Plural, São Paulo, n.8, 2001, p.87-119.

4.6. Artigo de jornal

Duarte, Paulo. “Negros do Brasil”. O Estado de São Paulo, São Paulo, 16 de abril de 1954, p.8-9.

4.7. Textos disponíveis na internet

Ianni, Octavio. “As ciências sociais na época da globalização”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v.13, nº37, junho de 1998. Disponível em: www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30 de maio de 2006.

4.8. Duas ou mais citações de um mesmo autor e citações do mesmo autor com o mesmo ano de publicação

Fernandes, Florestan. A natureza sociológica da Sociologia. São Paulo: Ática, 1980a.

_____. A Sociologia no Brasil: contribuição para o estudo de sua formação e desenvolvimento. 2ª ed. Petrópolis: Vozes, 1980b.

Obs.: traço sublinear com cinco toques.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter seu trabalho à Plural, o autor concorda que: o envio de originais à revista implica autorização para publicação e divulgação, ficando acordado que não serão pagos direitos autorais de nenhuma espécie. Uma vez publicados os textos, a Plural se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo sua posterior reprodução como transcrição e com devida citação de fonte. O conteúdo do periódico será disponibilizado com licença livre, Creative Commons – Atribuição Uso não-comercial –, o que quer dizer que os artigos podem ser adaptados, copiados e distribuídos, desde que o autor seja citado e que não se faça uso comercial da obra em questão (ver: http://www.creativecommons.org.br/).

 

Política de Privacidade

Os nomes dos pareceristas e dos autores são mantidos em sigilo durante todo o processo. Não obstante, a nominata dos pareceristas é divulgada periodicamente pela Plural, sem prejuízo para o anonimato do parecer.