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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Política de conflito de interesses:

    Os autores deverão informar qualquer conflito de interesse de cunho pessoal, financeiro, profissional que possa interferir na elaboração, avaliação e publicação do manuscrito. Informe no campo “Comentários ao Editor”.

    O Autor deverá informar todas as fontes de financiamento que contribuiram para a condução da pesquisa apresentada no manuscrito e influenciaram no processo de submissão à Revista Cadernos PROLAM.

    O Autor deverá informar subvenções para pesquisa recebidas de quaisquer fontes, para viagens ou participações em reuniões, prestação de serviços pagos, relações com o corpo editorial da Revista Cadernos PROLAM.

Diretrizes para Autores

Recomendamos a consulta das normas ABNT disponibilizada pela Universidade de São Paulo neste LINK

  1. O arquivo da submissão deverá estar em formato editável (em Word ou LibreOffice).
  2. Os autores deverão submeter duas versões do artigo ou da resenha. A primeira deverá conter todos os dados de identificação pessoal: nome, e-mail, filiação institucional, metadados, dentre outros. A segunda versão deverá ser submetida sem nenhum dado de identificação pessoal (retirar o nome, e-mail, filiação institucional, e outros dados).
  3. Os artigos deverão ter, no máximo, 20 laudas, e as resenhas bibliográficas deverão estar dimensionadas entre  três e seis laudas. 
  4. Os artigos poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.
  5. O título o resumo e as palavras chave devem ser apresentados em duas línguas: no caso de a proposta ser apresentada em português ou espanhol, a segunda língua será o inglês; se a proposta é apresentada em inglês a segunda língua será espanhol ou português.
  6. O resumo do artigo deve ter espaçamento simples e até 100 palavras. O resumo deve oferecer uma visão sumária dos objetivos, campo teórico, metodologia empregada e dos principais resultados alcançados.
  7.  Deverá haver até cinco palavras-chaves
  8. As Normas de formatação estão descritas nos tópicos abaixo e exemplificadas AQUI
  9. O texto deverá ser digitado em fonte o tipo Times New Roman de corpo 12.
  10. Todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm, exceto: as citações de mais de três linhas, as notas de rodapé, as referências, as legendas das ilustrações, quadros e das tabelas, a natureza do trabalho, o nome da instituição a que é submetido, que devem ser digitados em espaço simples.
  11. Margens: folhas devem apresentar margens esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.
  12. Recuar um TAB na primeira linha de cada parágrafo.
  13. Os títulos das seções devem começar na margem superior da folha separados do texto que os sucede por dois espaços de 1,5 cm e, da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede, ou que os sucede, por dois espaços de 1,5 cm.
    1. Título na língua original do artigo (ver item 20) sempre em negrito e centralizado. Título na segunda língua sempre em itálico e centralizado.
  14. Para a identificação da autoria, os autores devem apenas se identificar com o nome completo, seguido na próxima linha a universidade que é afiliado. Estes dados devem estar no canto superior direito da primeira lauda, logo abaixo do título. Em nota de rodapé, indicar apenas a titulação do autor e a instituição a que pertence.
  15. A numeração em algarismo arábico das seções do artigo (ex.:
    1 INTRODUÇÃO). Usar negrito e não colocar ponto após o numeral. O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço.
  16. No caso de citações com mais de três linhas, devem ser feitas ao final do parágrafo e com o recuo de 4 cm da margem esquerda, usando-se fonte 10, sem itálico e sem aspas. Indicar claramente se a citação começa na primeira letra da frase do autor citado e termina na última letra da frase ou do trecho citado. Quando a citação começa ou termina em meio da frases, sempre usar o sinal [...] para indicar tal ocorrência. Ao final da citação, se for o caso, deve se colocar ponto final e, a seguir, entre parênteses sobrenome do autor citado em letras maiúsculas, vírgula, ano da obra e, se for o caso, página.
  17. A citação com menos de três linhas deve ser feita no corpo de um parágrafo, em ITÁLICO e com ASPAS. Indicar claramente se a citação começa na primeira letra da oração do autor citado e termina na última letra da oração ou do trecho citado e, se a citação começar ou terminar em meio a frases, sempre usar o sinal [...] para indicar tal ocorrência. Ao final da citação, se for o caso, colocar ponto final e, a seguir, entre parênteses sobrenome do autor citado em letras maiúsculas, vírgula, ano da obra e, se  for o caso, página.
  18. Se um autor da ideia objeto da referência for identificado por sobrenome, este deverá ter apenas a primeira letra maiúscula e, a seguir, entre parênteses, deve ser indicado o ano da obra referida, informando também a página quando for o caso. Ex. Furtado (1989). 
  19. Ao enumerar Quadros ou Tabelas, as cifras de 1 a 9 nunca devem ser precedidas pelo dígito 0. Ex. Tabela 1 - Características da Atual Estratégia de Reestruturação Capitalista. Os números deverão ser digitados no tipo Arial de corpo 9, com espaçamento 1 entre linhas.
    1.  O título deve ser precedido pela palavra Tabela (apenas com a inicial T maiúscula) com o número (em algarismos arábicos) de ordem de ocorrência no texto, seguido de um hífen
    2. As colunas não devem ser delimitadas por traços verticais e os traços horizontais superior e inferior ao cabeçalho
    3. Observar que a fonte de onde foram obtidos os dados ou informações deve ser indicada ao final do Quadro ou Tabela.  As fontes consultadas para a construção da tabela e outras notas devem ser identificadas após o traço inferior.
  20.  URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  21. Referência bibliográfica completa de todos os textos citados deverá ser apresentada no fim do artigo, em ordem alfabética, conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas— ABNT por meio da NBR 6023, contendo: no caso de livros — nome completo do autor, título completo, nome e número da série ou coleção (se houver), edição, local, editora, ano da publicação; e, no caso de artigos de periódicos — nome completo do autor, título completo do artigo, título completo do periódico, local, número das páginas, mês e ano da publicação.
    1. Título de livro em negrito. 
    2. Título de revista: negrito ou itálico. 
    3. Anais de eventos: negrito ou itálico. 
    1. Colocar em destaque :

Exemplos:

HICKS, John Richard. Value and capital. Oxford: Clarendon Press, 1974.

HICKS, John Richard. Mr. Keynes and the “classics”: a suggested interpretation. Econométrica, v. 5, n. 3, p. 147-155, abr. 1937.

HICKS, John Richard. Ricardo’s theory of distribution. In: PESTON, MAURICE HARRY; CORRY, BERNARD (Eds.). Essays in honour of Lord Robbins. London: Weidelfeld, 1972.

ANTUNES, Ricardo. O continente do labor. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.

BAKEWELL, Peter. A mineração na América espanhola colonial. In: BETHELL, Leslie (Org.). História da América Latina: a América latina colonial. v. II, 1. ed. São Paulo: EDUSP; Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2008, p. 99-150. 

BRAGA, José Luiz, e CALAZANS, Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.

CHIBÁS ORTIZ, Felipe; CASTRO ORTIZ, Mileidy. Complejidad y creatividad sostenible a través de herramientas de internet en proyectos culturales y educativos. In: Anales del Congreso Complejidad, p. 234-244, 2012.

CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Creatividad, Comunicación y Cultura: gestión innovadora de proyectos educativos-culturales en la era digital. La Habana: Pueblo y Educación, 2015. 340 p. ISBN: 978-959-13-2906-6.

CITELLI, Adilson Odair. Comunicação e Educação: implicações contemporâneas. In: CITELLI, Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina (Eds.). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

FIGARO, Roseli. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. In: CITELLI,Adilson Odair; COSTA, Maria Cristina (Eds.). Educomunicação, construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

HOFLING, E. Livro descreve os 134 tipos de aves do campus da USP. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 15 out. 1993. Cidades, Caderno 7, p. 15. Depoimento a Luiz Roberto de Souza Queiroz.

HUERGO, Jorge. Comunicación/Educación: Itinerarios transversales. In: VALDERRAMA (Eds.) Comunicación-Educomunicación: coordenadas, abordajes y travesías. Bogotá: Universidad Central/Siglo del Hombre, 2000.

KRAUSS, J. K. et al. Flow void of cerebrospinal fluid in idiopathic normal pressure hydrocephalus of the elderly: can it predict outcome after shunting?. Neurosurgery, Baltimore, v. 40, n. 1, p. 67-73, 1997. Discussion 73-74.

RIVITTI, E. A. Departamento de Dermatologia: histórico, seus professores e suas contribuições científicas. Revista de Medicina, São Paulo, v. 81, p. 7-13, nov. 2002. Número especial

       22. Os gráficos, mapas e outros elementos gráficos deverão ser apresentados na forma de arte-final, sendo sua nitidez requisito indispensável para eventual aceitação do artigo                     para publicação.

        23. Equações matemáticas deverão ser alinhadas à esquerda e numeradas sequencialmente à direita. Deverão ser digitadas no próprio texto com o uso do processador de                                equações do editor Word ou compatível. Deverá ser utilizada a convenção-padrão daquele programa para formatação dos diferentes tipos de entidades que aparecem nas                        equações (símbolos matemáticos, texto, vetores etc.). Quando a derivação delas for apresentada de modo sintético, o autor fornecerá a derivação completa anexa, para facilitar               as atividades dos consultores ad hoc e do Corpo Editorial.

         24. As notas de rodapé deverão ser numeradas sequencialmente, digitadas em tipo Times New Roman de corpo 10, com espaçamento 1 entre linhas. O uso deste recurso deve limitar-se a prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho considerações complementares, cujas inclusões no texto interrompem a seqüência lógica da leitura.

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