O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • As Políticas Editoriais e as Diretrizes para Autores foram lidas integralmente e aceitas antes da submissão do texto.
  • Seguindo o princípio de EXCLUSIVIDADE, a submissão não está sendo avaliada para publicação por outra revista ou livro, no Brasil ou no exterior.
  • Seguindo o princípio de INEDITISMO, o texto nunca foi integral ou parcialmente publicado em outras instâncias.
  • Para assegurar o ANONIMATO durante a avaliação, no arquivo submetido não constam informações que permitam a identificação da autoria do trabalho (mais informações em: Assegurando a avaliação cega pelos pares)
  • As informações de INSTITUIÇÃO/AFILIAÇÃO, ENDEREÇO POSTAL e RESUMO DA BIBLIOGRAFIA referentes à autoria estão atualizadas, no Perfil, conforme o disposto em Diretrizes para Autores.
  • O arquivo da submissão segue as ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS dispostas em Diretrizes para Autores.
  • O texto utiliza CITAÇÕES em conformidade com o disposto em Diretrizes para Autores.
  • O texto apresenta BIBLIOGRAFIA COMPLETA ao final, de acordo com as normas da ABNT-NBR 6023 dispostas em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

ORIENTAÇÕES

TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS: DOUTORADO EM ANDAMENTO


Ao submeter seu texto, leia atentamente as Diretrizes Editoriais. Se você possui cadastro e está logado no sistema, CLIQUE AQUI para iniciar o processo de submissão, levando em conta as seguintes etapas e suas especificidades:

ACESSANDO A SUBMISSÃO
No Painel de Controle, acesse a Revista de História. Através do menu Submissões é possível acessar todas as relações do usuário com o periódico, bem como iniciar uma Nova Submissão, cujo processo está descrito no passo-a-passo a seguir. Recomendamos novamente a leitura atenta em todas as etapas do processo.

  1. INÍCIO

- Em Idioma da Submissão, selecione o idioma no qual a submissão está escrita;

- Selecione, entre Artigos Resenhas, a Seção correspondente à sua submissão;

- Leia atentamente os Requisitos para Submissão de Manuscritos; todos os requisitos devem ser selecionados antes da próxima etapa;

- Caso haja algum comentário pertinente à submissão, escreva-o na área para Comentários para o Editor;

- Para prosseguir, clique na última caixa de seleção, concordando com a coleta e armazenamento de dados de acordo com a política de privacidade, e clique em Salvar e Continuar;

 

  1. CARREGAR ARQUIVO DA SUBMISSÃO

- Um frame pop-up surgirá para envio dos arquivos da submissão sempre que o usuário retornar à Etapa 2 ou clicar em Enviar Arquivo.

- Para enviar o texto principal da submissão, na primeira aba do pop-up, Enviar Submissão, selecione “Texto do artigo” em Componentes do artigo.

- Arraste o arquivo principal da submissão (em formato .doc ou .docx) até a nova área que surgir abaixo da seleção, ou clique em Enviar Arquivo para abrir uma janela do sistema e procurar o arquivo em seu computador;

- Caso seja necessário alterar o arquivo, clique em Alterar o arquivo e procure o arquivo correto em seu computador;

- Para prosseguir, clique em Continuar;

- A segunda aba do pop-up, Metadados, é reservada para os metadados de arquivos adicionais. O arquivo principal terá os metadados inseridos na Etapa 3, DADOS DA SUBMISSÃO; para quaisquer outros tipos de arquivo suplementar, insira, nos idiomas requisitados, os metadados do arquivo submetido. Ao terminar de inserir as informações, clique em Continuar;

- Na terceira aba do pop-up, Finalização, a mensagem “Arquivo Adicionado” aparecerá caso nenhum problema ocorra no envio do arquivo. Caso ainda houver outros arquivos a serem adicionados, como imagens anexas, etc., clique em Enviar um Novo Arquivo e repita os passos da Etapa 2. Caso contrário, clique em Concluir. O frame pop-upfechará; clique em Salvar e Continuar e siga para a próxima etapa.

 

  1. DADOS DA SUBMISSÃO

- Preencha todos os dados de sua submissão, inserindo as traduções em todos os campos que contiverem o símbolo 🌎.

- Caso seja necessário, indique a coautoria clicando em Inserir Coautor e preenchendo todas as informações requeridas.

 

  1. CONFIRMAÇÃO

- Antes de finalizar sua submissão, confira todas as informações inseridas;

- Após a conferência, clique em Finalizar Submissão na etapa Confirmação. Um e-mail deve ser enviado em seu e-mail de cadastro confirmando sua submissão.

 

SUBMETENDO SEU TEXTO

 

Atente ao caráter dos textos submetidos:

ORIGINALIDADE
o texto apresenta contribuições originais ao tema proposto;

INEDITISMO
o texto nunca foi integral ou parcialmente publicado em outras instâncias;

EXCLUSIVIDADE
o texto não foi encaminhado simultaneamente a outros periódicos e livros, do país ou do exterior.

 

Atente às questões administrativas:

  • Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção;
  • Caso o texto seja retirado após o início do processo de avaliação, o autor deverá aguardar dois anos até apresentar novas propostas de contribuição;
  • A RH resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor.

 

Sobre a submissão:

  • Para permitir a avaliação cega dos pares, não podem constar informações, no arquivo do texto, que identifiquem a autoria do trabalho, inclusive no menu “Propriedades” do Word (mais informações em: Assegurando a avaliação cega pelos pares)

 

ADEQUAÇÃO DO PERFIL

Adeque seu perfil para submeter um trabalho à Revista de História, atualizando as seguintes informações:
Endereço postal: profissional completo ou, no caso de não haver vínculo formal com instituição, pessoal completo
Instituição/Filiação: a partir do formato "Departamento. Faculdade. Universidade" ou equivalente, separados por pontos.

Títulação mínima para submissão de Artigos: Doutorandos.

  • Ex.: "Departamento de História. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Universidade de São Paulo."

Incluir endereço ORCID (dos autores)

Breve biografia: a partir do formato "[TITULAÇÃO] em [ÁREA] na [INSTITUIÇÃO]. [CARGO] do [DEPARTAMENTO] na [INSTITUIÇÃO]. Pesquisa orientada por [NOME DO ORIENTADOR]"

  • Ex.: "Pós-doutorada em História Contemporânea pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Professora Titular de História Contemporânea no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Pesquisa orientada por..."

 

METADADOS DA SUBMISSÃO

Na Etapa 3 da submissão, inclua os dados do artigo em português e em inglês:

Insira 5 palavras-chave representativas do campo de estudo, para facilitar as buscas algorítmicas. Indique também as balizas cronológicas na pesquisa (no título)

No resumo espera-se objetividade na descrição do objeto, a explicitação da documentação investigada e contextualização historiográfica.

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Formato: .doc | .docx
Fonte:
Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5

  • Artigos e Edições Críticas:

Tamanho: 40.000 a 80.000 caracteres com espaço
Resumos:
até 1.600 caracteres com espaços
Bibliografia:
Completa, ao final do artigo 
Página inicial: Título, Resumo; Título em inglês, Resumo em inglês

  • Resenhas Críticas

Tamanho: 5.000 a 25.000 caracteres com espaço
Página inicial: Título da resenha; Referência completa da obra resenhada

Sobre os livros resenhados:

  • livros publicados no Brasil: nos dois anos anteriores
  • livros publicados no Exterior: nos quatro anos anteriores

 

CITAÇÕES

≤ 3 linhas: entre aspas, no corpo do texto
> 3 linhas:
destacadas em Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1.0, sem aspas, recuo à esquerda (1,25cm);
intervenções: colocadas em colchetes, ex.: [Intervenção]
omissões: marcadas por reticências, entre parêntesis, ex.: (...)
referências: completas, em rodapé (ABNT-NBR 6023, com uso de op. cit., idem, ibidem, etc)
grifo do autor: indicado em itálico
ATENÇÃO AO FORMATO DA REFERÊNCIA:

  • Correto:
    [...] de tração.¹⁷

    __________
    ¹⁷ HARRIS, Marvin. Cultural materialism: The struggle for a science of culture. Nova York: Vintage Books/Random House, 1980, p. 250-251.
  • Incorreto:
    [...] de tração. (HARRIS, 1980, p. 250-251)

 

TABELAS

Devem ser inseridas no corpo do texto.
Não devem
ser inseridas, como anexos, no fim do documento.

 

IMAGENS

Devem ser inseridas no corpo do texto.
Devem ser incluídas como Outros na Etapa 2 da submissão, com resolução de 300dpi e nos formatos .jpg, .png ou .tiff.
Não devem
ser inseridas, como anexos, no final do documento.

 

TERMOS EM OUTRO IDIOMA

Devem ser grafados em itálico.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (ao final)

            Distinguir Bibliografia de Fontes (listas distintas)

  • Obrigatória, para fins de indexação XML.
  • Incluir sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem;
  • A bibliografia final deve seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas a seguir (OBS.: o nome do autor nunca deve ser abreviado): 

----------------------------------------------------

Para livros, dissertações, teses, artigos e similares

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título e subtítulo em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p. Disponível em: <http://www...>. Acesso em: dd/mm/aaaa. Doi: http://...

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local.

Para fontes manuscritas e documentos impressos

Autor. Tipo de documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização arquivística, sigla do manuscrito, instituição depositária, seguidas de vírgula.

Para materiais iconográficos * (uso de imagem, direitos autorais??)

Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia etc.), demais informações seguidas por vírgula.

Para materiais cartográficos

Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Para materiais sonoros

Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Para partituras

Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.

Para documentos tridimensionais

Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

Para patentes

Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).

Para materiais constantes na Internet

Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em: <http://> e Acesso em: dd/mm/aaaa.

Em caso de artigos que possuam DOI, informar.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.