O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Contém o título completo do trabalho em português e inglês
    Contém um título resumido (máximo 60 caracteres)
    Nome completo dos autores e filiações às Instituições
    As páginas estão numeradas consecutivamente
    Caso o manuscrito envolva pesquisa em humanos ou animais, o mesmo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa.
    Não existem conflitos de interesse por parte dos autores.
    Todas as abreviaturas foram inicialmente explicadas no texto

Diretrizes para Autores

Os manuscritos devem ser originais destinados exclusivamente a esta Revista. Os trabalhos aceitos e publicados são de propriedade da Revista (Medicina, Ribeirão Preto), sendo sua reprodução, total ou parcial, em outras publicações sujeita à autorização do Editor e à menção da fonte. Ao encaminharem os manuscritos, os autores assumem inteira responsabilidade pelos conceitos neles emitidos e pela observância das normas acima.

A seleção dos trabalhos para publicação é composta por duas fases: na primeira, a Comissão de Publicações analisa o interesse do tema para o público-alvo da Revista. Na segunda fase, a qualidade do artigo é examinada por dois ou mais revisores, mantendo-se sigilo sobre os autores do trabalho. Sempre que possível, os trabalhos serão publicados na ordem cronológica do recebimento da versão final (Data de aceitação), mas, a critério da Comissão de Publicação, poderá haver antecipações.

Os trabalhos deverão ser escritos em Português,  Inglês ou espanhol; 
Autores interessados em organizarem Simpósios Temáticos ou em publicarem trabalhos (ou resumos) apresentados em eventos científicos deverão contatar previamente a Comissão de Publicação.

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

Formato do texto: Usar uma fonte de 12-pontos (preferencialmente fonte arial ou times new roman), espaçamento simples. O texto do manuscrito somente será aceito no formato Microsoft Word com extensões "doc", "docx" ou "rtf". As páginas devem ser numeradas na borda superior direita iniciando com a página 1 correspondente ao página do título. Todas as unidades de medida devem ser reportadas no sistema internacional (http://physics.nist.gov/cuu/Units). Não utilize abreviações no título e limite seu uso no resumo e no corpo do texto. 

ATENÇÃO: O ARQUIVO COMPLETO CONTENDO O ARTIGO NÃO DEVE CONTER O NOME DOS AUTORES. 

                     O ARQUIVO PAGINA INICIAL : (títulos, nomes dos autores por extenso com as respectivas titulação e afiliação institucional) 

Título do Trabalho

O título deverá ser resumido (máximo de 60 caracteres) e apresentado em português e em inglês.

Autor(es)

Iniciais e os nomes de família dos autores (associados a numeração superescrita com a identifivação das instituições). Instituição (ões) (Departamento, Faculdade, Universidade, Cidade, Estado e País) de cada autor (em Portugues se os autores forem brasileiros), como o exemplo:

A.S. Aguiar1, A.R. Melgarejo1, C.R. Alves2 and S. Giovanni-De-Simone2,3
1Divisão de Animais Peçonhentos, Instituto Vital Brazil, Niterói, RJ, Brasil
2Laboratório de Microsequenciamento de Proteínas, Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil 
3Departamento de Biologia Celular e Molecular, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

 

ATENÇÃO: ESTAS INFORMAÇÕES DEVEM SER PREENCHIDAS NO SISTEMA. FAVOR NÃO INFORMAR O NOME DOS AUTORES NO ARTIGO.

 

RESUMOS

Deverão ser apresentados em português e inglês, de forma estruturada, contendo os seguintes itens: Modelo do estudo (Ex.: Estudo Experimental, Caso-controle, cohort, estudo de prevalência); Objetivo(s) do estudo; Metodologia (e casuística, quando pertinente); Resultados; Conclusão, para todos os artigos originais.

Se o Modelo do Estudo for relato de casos ou de série de casos, os outros itens do resumo deverão ser: Importância do Problema e Comentários.

Palavras-chave

As palavras-chave: 3 a 7 termos extraídos do vocabulário "Descritores em Ciências da Saúde" (DeCS) .Consulta ao DeCS, Medical Subject Headings (MeSH).

As palavras-chave em inglês (Keywords) devem acompanhar as em português.

Para as palavras-chave pode ser consultado também:

- BIREME

- Termos em português e inglês indexados na base de Dados LILACS.

 

ARTIGOS ORIGINAIS

Os artigos devem ser de interesse geral da área de saúde. Deverão conter as seções “Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão” e não ultrapassar 10 páginas digitadas em espaço simples; na fonte Times New Roman (tamanho 12) ou Arial (tamanho 12). Em trabalhos curtos, as seções de Resultados e Discussão poderão ser fundidas.

 

REVISÕES

Artigos de revisão bibliográfica são considerados em duas circunstâncias: a pedido dos Editores, após análise de adequação do conteúdo por revisores independentes; ou, artigos de revisão sistemática de temas gerais de acordo com as normas do site (compilação de artigos previamente publicados) desde que acompanhados de metanálise e/ou de uma análise crítica das informações sobre o tema, no qual sustentem uma opinião de aceite ou rejeição do conteúdo revisto manifestada pelo autor sobre o assunto.

Ainda, para revisões sobre comparação de métodos diagnósticos ou para comparação entre tratamentos, recomendamos o uso das recomendações PRISMA (http://www.prisma-statement.org/).

Tanto as revisões de caráter isolado como as integrantes dos Simpósios Temáticos deverão conter uma atualização de conhecimentos derivada da literatura médica e, sempre que possível, descrição e análise da experiência dos autores ou da sua instituição no assunto tratado, inclusive com casos clínicos ilustrativos. Os textos terão, no máximo, 10 páginas digitadas em espaço simples, na fonte Times New Roman (tamanho 12) ou Arial (tamanho 12), além de figuras e tabelas, para cumprir seu objetivo didático.

 

CASOS CLÍNICOS/RELATO DE CASOS

Para a seção de casos clínicos, deve-se inicialmente apresentar o caso, descrever os procedimentos diagnósticos e apresentar as imagens relativas a exames complementares histopatológicos ou de imagem. Os casos devem vir acompanhados de uma revisão da literatura sobre o tema e serão aceitos pela revista Medicina mediante alguns critérios: 1- Apresentação clínica incomum de uma doença comum que tenha dificultado o seu diagnóstico; 2- Doença rara na qual o diagnóstico diferencial deve ser apontado; 3- Doença comum de tratamento ainda não consolidado, no qual uma ampla revisão da literatura deve ser anexada.

 

Bibliografia

As citações deverão ser apresentadas no texto por uma numeração única e consecutiva, remetendo à lista de referências ao final do trabalho, na mesma ordem em que parecem no texto.

Referências bibliográficas devem ser de acordo com o “estilo Vancouver” – Uniform requeriments for manuscripts submitted to biomedical journals of the International Committee of Medical Journals, cujo texto completo pode ser consultado em: N Engl J Méd 1997; 336: 309-315 ou Ann Intern Med 1997; 126:36-47.

Na lista de referências bibliográficas deverão ser citados até os seis primeiros autores. Mais de 6 autores devem ser seguidos de et al. Esta listagem deverá ser organizada pela ordem de citação no texto, abreviando-se os títulos dos periódicos de acordo com  a List of Journals Indexed in INDEX MEDICUS. Consulte o web site. .

Trabalhos apresentados em reuniões científicas mas não publicados e os ainda não aceitos para publicação deverão ser citados apenas no texto como comunicação pessoal, assumindo-se que tenha havido permissão da fonte citada

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.