Depressão materna e a saúde mental de escolares

Autores

  • Ana Vilela Mendes Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica
  • Sonia Regina Loureiro Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica
  • José Alexandre S. Crippa Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000500002

Palavras-chave:

Depressão materna, crianças, comportamento, saúde mental

Resumo

CONTEXTO: A depressão materna tem sido apontada como uma condição pouco favorecedora ao desenvolvimento infantil, mostrando-se associada a dificuldades emocionais e comportamentais. OBJETIVOS: Identificar e analisar na literatura indexada artigos que abordem o impacto da depressão materna para as crianças em idade escolar. MÉTODOS: Procedeu-se à pesquisa nos indexadores Medline, Lilacs, Scielo, Index Psi, Psyc Info, considerando a produção dos últimos cinco anos (2002-2007). Foram identificados e analisados 30 artigos empíricos. RESULTADOS: Observou-se distribuição semelhante quanto aos delineamentos longitudinais e transversais, características das amostras e formas de avaliação. As coletas de dados foram realizadas em contextos diversos com uma variedade de recursos e informantes. Depressão materna associou-se a dificuldades apresentadas pelas crianças, tais como problemas comportamentais, sintomas depressivos, prejuízos cognitivos e sociais, independentemente do momento de primeira exposição à depressão materna e dos delineamentos adotados, sendo o prejuízo potencializado na presença de comorbidades psiquiátricas. CONCLUSÕES: A depressão materna configurou-se como fator de risco ao desenvolvimento infantil, com impacto negativo para as crianças em idade escolar. Do ponto de vista da saúde mental, considera-se relevante maior atenção às crianças que convivem com tal condição, visando à detecção precoce das eventuais dificuldades como forma de instrumentar práticas preventivas.

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Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

Depressão materna e a saúde mental de escolares . (2008). Archives of Clinical Psychiatry, 35(5), 178-186. https://doi.org/10.1590/S0101-60832008000500002