A eficácia de treinamento de pais em grupo para pacientes com transtorno desafiador de oposição: um estudo piloto

Autores

  • Maria Antonia Serra-Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Atendimento e Reabilitação da Infância e Mocidade
  • Márcia Maria Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Atendimento e Reabilitação da Infância e Mocidade
  • Maria Esther Serrano Universidade Federal do Rio de Janeiro; Centro de Atendimento e Reabilitação da Infância e Mocidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832005000200002

Palavras-chave:

Transtorno de déficit de atenção e disruptivos do comportamento, transtorno desafiador-opositivo, psicoterapia, tratamento

Resumo

INTRODUÇÃO: O transtorno desafiador de oposição (TDO) é considerado uma condição de difícil tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um programa em grupo de treinamento de pais (TP) na redução dos sintomas de TDO e transtorno de conduta (TC) em crianças brasileiras com TDO. MÉTODO: conduziu-se um estudo naturalístico em que se analisou dados dos pais de cinco pacientes com TDO que participaram de um grupo de TP. Os sintomas de TDO e TC foram avaliados antes e pelo menos um mês depois de iniciarem a participação no grupo. As medidas utilizadas foram escalas baseadas nos critérios da DSM-IV para TDO e TC. RESULTADOS: A maioria dos pacientes continuou preenchendo critérios para TDO, mas a gravidade dos seus sintomas de TDO diminuiu 48,75%. A diferença entre as médias na escala de gravidade de sintomas desafiadores-opositivo foi estatisticamente significativa (p = 0,031). O número de critérios de TC preenchido pelos pacientes também foi largamente reduzido. CONCLUSÃO: TP mostrou-se eficaz na melhoria de sintomas de TDO e TC em pacientes com TDO. TP pode ser uma opção terapêutica útil para o tratamento de TDO.

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Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A eficácia de treinamento de pais em grupo para pacientes com transtorno desafiador de oposição: um estudo piloto . (2005). Archives of Clinical Psychiatry, 32(2), 68-72. https://doi.org/10.1590/S0101-60832005000200002