Avaliação neuropsicológica do processo de tomada de decisões em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Fernanda Gomes da Mata Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia
  • Fernando Silva Neves UFMG; Programa de Pós-Graduação em Neurociências
  • Guilherme Menezes Lage Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura
  • Paulo Henrique Paiva de Moraes UFMG; Programa de Pós-Graduação em Neurociências
  • Paulo Mattos Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Psiquiatria
  • Daniel Fuentes Universidade de São Paulo; Instituto de Psiquiatria
  • Humberto Corrêa UFMG; Programa de Pós-Graduação em Neurociências
  • Leandro Malloy-Diniz UFMG; Programa de Pós-Graduação em Neurociências

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-60832011000300005

Palavras-chave:

Tomada de decisão, Iowa Gambling Task, funções executivas, desenvolvimento cognitivo

Resumo

OBJETIVO: Atualmente, tem havido um interesse crescente nos aspectos "quentes" das funções executivas relacionados ao córtex orbitofrontal, em particular na tomada de decisão afetiva em crianças e adolescentes. Revisamos a literatura sobre a avaliação da tomada de decisão em crianças e adolescentes utilizando o paradigma do Iowa Gambling Task e derivados. MÉTODO: Pesquisamos artigos publicados de 2000 a 2009, indexados no Lilacs e no PubMed e que estudaram crianças e/ou adolescentes até 16 anos. Os artigos foram analisados de acordo com os paradigmas utilizados nos estudos, as conclusões sobre o desenvolvimento no processo de tomada de decisão e a capacidade de distinção entre a população clínica e os controles. RESULTADOS: Trinta e seis artigos foram selecionados. Os estudos envolvendo crianças e adolescentes ainda são poucos quando comparados àqueles realizados com população adulta. Foram desenvolvidas diversas versões derivadas do paradigma IGT a fim de estudar a tomada de decisão em crianças e adolescentes. CONCLUSÃO: O IGT é o instrumento mais utilizado. Em pré-escolares, versões simplificadas têm sido utilizadas com maior frequência. Os diferentes paradigmas se mostram úteis na diferenciação entre sujeitos normais e com transtornos psiquiátricos. Os resultados se relacionam de forma positiva e significativa com a frequência de comportamentos impulsivos em populações não clínicas.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Revisões da Literatura

Como Citar

Avaliação neuropsicológica do processo de tomada de decisões em crianças e adolescentes: uma revisão integrativa da literatura . (2011). Archives of Clinical Psychiatry, 38(3), 106-115. https://doi.org/10.1590/S0101-60832011000300005