Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal

Autores

  • Daniel Fuentes USP; FM; Integrated Laboratories of Neuropsychology; HC
  • Leandro Fernandes Malloy-diniz Universidade Federal de Minas Gerais; School of Medicine; Department of Mental Health
  • Clarice Gorenstein USP; Center for Interdisciplinary Research on Applied Neurosciences
  • Blaise Christe Geneva University Hospitals and Medical School; Department of Neurology; Neurology Outpatients? Clinic
  • Geraldo F. Busatto USP; FM; Department of Psychiatry; HC

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-60830000041114

Resumo

Contexto : Estudos anteriores abordando a lateralidade hemisférica de foco epiléptico na epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) e sua relação com os processos de aprendizagem e memória têm relatado resultados controversos. Objetivo : Comparar o desempenho de pacientes com ELTM de acordo com a localização do foco epiléptico à esquerda (ELTME) ou à direita (ELTMD) em tarefas de aprendizagem e memória episódica para conteúdo verbal e visual. Métodos: Cem pacientes com ELTME e cem pacientes com ELTMD foram avaliados com os seguintes testes: Teste de Aprendizagem Auditiva Verbal de Rey (RAVLT) e Memória Lógica – WMS-R para avaliar aprendizagem e memória verbal e o Teste de Aprendizagem Visual para Desenhos de Rey (RVDLT) e Reprodução Visual – WMS-R para avaliar a aprendizagem e memória visual. Resultados : A amostra com ELTME mostrou desempenho significativamente pior no RAVLT (p < 0,005) e na Memória Lógica (p < 0,01) em comparação aos indivíduos ELTMD. No entanto, não houve diferenças significativas entre os grupos no que diz respeito aos testes de aprendizagem e memória visual. Conclusão : Nossos resultados sugerem que a aprendizagem e a memória verbais são dependentes da integridade estrutural e funcional do lobo temporal esquerdo, enquanto as capacidades de aprendizagem e memória visual são menos dependentes do lobo temporal direito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Aprendizagem e memória e sua relação com a lateralização do foco epileptogênico em sujeitos com epilepsia do lobo temporal . (2014). Archives of Clinical Psychiatry, 41(1), 1-4. https://doi.org/10.1590/0101-60830000041114