Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão recusadas. 

Critérios de Autoria
A Acta Fisiátrica recebe manuscritos com até oito (8) autores. Os critérios de autoria segue o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) que recomenda que a autoria seja baseada nos quatro critérios seguintes:
1) Contribuições substanciais para a concepção ou delineamento do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação dos dados do trabalho;
2) Elaboração de versões preliminares do artigo ou revisão crítica de importante conteúdo intelectual; 3) Aprovação final da versão a ser publicada;
4) Concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir que as questões relacionadas à exatidão ou à integridade de qualquer parte da obra sejam devidamente investigadas e resolvidas.

Autores são aqueles que atendem às condições 1, 2, 3 e 4. Àqueles que não atendem aos critérios de autoria, devem ser apresentados em uma seção de Agradecimentos.

Agradecimentos
Quando desejável e pertinente, recomenda-se a nomeação, ao final do manuscrito, das pessoas que colaboraram com o estudo, embora não tenham preenchido os critérios de autoria adotados por esta publicação. Os autores são os responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos. Também podem constar agradecimentos as instituições, pelo apoio financeiro ou logístico à realização do estudo.

Fontes de Financiamento
Os autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, recebidos para a realização do estudo e citar o número dos respectivos processos. Essas informações devem constar, também na folha de rosto do manuscrito.

Conflito de Interesses
Conflitos de interesses, por parte dos autores, são situações em que estes possuem interesses, aparentes ou não, capazes de influir no processo de elaboração dos manuscritos. São conflitos de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira a que qualquer um pode estar sujeito, razão por que os autores devem reconhecê-los e revelá-los, quando presentes, na Declaração de Exclusividade, Conflito de Interesses e Responsabilidade assinada ao submeterem seu manuscrito para publicação.

Os autores devem manifestar a existência ou a ausência de conflitos de interesses na realização do estudo. Os conflitos de interesses podem ocorrer quando algum autor ou instituição tem relações de qualquer natureza com organizações ou indivíduos que podem influenciar o estudo em questão. A informação sobre conflitos de interesses deve ser incluída na Folha de Rosto.

Os autores, ao assinarem a Declaração de Exclusividade, Conflito de Interesses e Responsabilidade, afirmam a participação de todos na elaboração do manuscrito e assumem, publicamente, que são responsáveis por seu conteúdo. Para acesso ao formulário é imprescindível que o responsável pela submissão esteja logado no sistema e tenha perfil de "Autor" ativo em seu cadastro.

Durante a submissão do manuscrito os autores deverão fazer o download, preencher, assinar, digitalizar e enviar a Declaração de Exclusividade, Conflito de Interesses e Responsabilidade, em formato PDF, como documento suplementar.

Ética na Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
A observância dos preceitos éticos referentes à condução, bem como ao relato da pesquisa, é de inteira responsabilidade dos autores, respeitando-se as recomendações éticas contidas na Declaração de Helsinque (2000). Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016 e em resoluções complementares, para situações especiais.

Os procedimentos éticos adotados na pesquisa devem ser descritos no último parágrafo da seção de Métodos e sempre que pertinente, deve ser informado o número do protocolo da aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa. No caso de ensaios clínicos, será necessária a indicação do número de identificação em um dos registros de ensaios clínicos validados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). No caso de revisão sistemática, é desejável a indicação do número de registro na base International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO).

Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa
Para pesquisas realizadas com seres humanos no Brasil, os autores devem observar, integralmente, as normas constantes nas Resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Estas pesquisas devem ser acompanhadas do Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisa/CEP da Instituição de origem, ou outro credenciado junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).