O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1. As colaborações submetidas para publicação na revista ÁFRICA deverão constituir-se de trabalhos inéditos, resenhas, ensaios, notas de leitura, artigos ou notícias, relacionados com a realidade africana, afro-brasileira e da diáspora negra em geral.

2. Todos os textos encaminhados para publicação serão submetidos à aprovação dos membros do Conselho Editorial. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte do Conselho Editorial, serão comunicadas previamente aos autores.

3. Os textos deverão ser digitados em espaço duplo, papel tamanho A4, espaço 12, fonte Times e acompanhados de uma página de identificação do(s) autor(es) onde constem: endereço eletrônico e postal completo, indicação de cidade, país, mês e ano em que foram escritos, bem como pequena biografia do(s) autor(es) incluindo formação, instituição a que pertence(m), titularidade acadêmica e cargo. Os textos podem ser encaminhados em papel, mais uma cópia gravada em mídia digital, ou por email para: cea@usp.br

4. Os textos não deverão ultrapassar 20 laudas de 1400 toques cada uma. Poderão ser apresentados em Português, Francês, Inglês, Espanhol ou em uma das línguas nacionais africanas. Nesse último caso, deverão vir acompanhados de tradução para o português. Deverão conter um Resumo de, no máximo, 10 linhas (aproximadamente 1300 caracteres com espaços) e 05 Palavras-chave em português e inglês.

5. Figuras, gráficos, fotografias (somente em branco e preto) e anexos devem vir prontos para serem impressos, levando em conta as dimensões da revista (13,2 x 19 cm), para impressão legível em caso de redução. Esses elementos deverão preferencialmente ser apresentados em folhas separadas do texto, contendo as indicações necessárias à sua localização. No caso dos elementos não serem de autoria do autor(es) dos textos, incluir permissão dos autores para publicação.

6. As Referências bibliográficas deverão ser relacionadas em ordem alfabética e apresentadas no final do texto. As notas de rodapé deverão conter apenas informações complementares ao assunto tratado. As citações e/ou transcrições correlacionados com as referências bibliográficas deverão ser inseridas ao longo do texto segundo os modelos autor/data (ex.: PAULME, 1965), ou autor/data/página (ex.: PAULME, 1965, p. 18)

7. Os originais não serão devolvidos. 8. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.